segunda-feira, 26 de maio de 2014

Comemore ser você

-

A receita para ser feliz é saber reconhecer a Felicidade.

É relativamente fácil entender esse conceito, mas um pouco mais desafiante praticá-lo.

Geralmente ao parabenizar uma pessoa pelo seu aniversário, costumo incluir na mensagem que crio especialmente para aquela pessoa, a frase: Comemore ser você!

Já tive problemas por causa disso, pois a pessoa entendeu como ironia.

A realidade é que eu desejo a cada pessoa a felicidade de reconhecer-se como um ser único e completo, com capacidades e virtudes capazes de levá-la para onde ela desejar.

Quando eu explico isso, algumas pessoas me dizem que o problema é que não sabem para onde querem ir, e quando sabem, não acreditam que possam conseguir chegar ao final de seus objetivos, realizá-los e então ser feliz.

Aí está! É muito comum o conceito de que a felicidade está nas coisas realizadas, nas tarefas cumpridas, no sonho concretizado, nas etapas vencidas, nos resultados de sucesso, nas atitudes reconhecidas e que recebem aprovação e aplausos dos outros.

Ser feliz também é isso, mas é um exercício constante de reconhecimento de si mesmo, de validação, de experimentação, de entendimento, de aceitação e de contemplação. É saborear os momentos, viver o presente intensamente.

Ser feliz é estar conectado com seu "eu", em tudo o que você faz; pois quando se faz o que os outros querem, não se tem a garantia de sentir plenitude com isso. Ser feliz é validar a si mesmo, se permitir exercer a sua ecologia para ser  congruente com sua vida. Ser feliz é experimentar, é fazer, mesmo que o resultado ainda não seja conhecido. Ser feliz é entender que somos falíveis, por isso a perfeição algumas vezes não está presente em nossos atos; mas a bondade, a ética e a responsabilidade devem estar. Ser feliz é aceitar os resultados como eles são, neutros, e extrair deles o que é bom, descartar o que é ruim, consertar, melhorar, aprimorar. Ser feliz é dedicar um tempo para realmente enxergar o que as suas atitudes provocam; ter tempo para saborear o prazer do resultado positivo, e sabedoria para aprender com o resultado negativo.

Ser feliz é ser capaz de entender que mesmo quando as coisas estão ruins, o fato de se ter consciência da diferença entre o ruim e o bom, o ótimo e o excelente, é uma benção! Entender que nossa capacidade de compreender as coisas é que nos faz saber a diferença entre o que nos faz bem e o que nos prejudica.

Costumo dizer aos meus alunos: _ Está respirando? Então tem solução!

Nosso combustível é o oxigênio, sem ele não pensamos, não sentimos, não comemos, não fazemos nada.

E quantas vezes você percebe como é maravilhoso conseguir respirar normalmente? Quantas vezes você agradece ao seu corpo e à sua mente por conduzir você em segurança durante um dia inteiro? Já pensou que essa combinação fantástica corpo&mente faz isso a sua vida toda?!! Essa parceria só acontece porque VOCÊ escolhe que assim seja!

Você pode ter qualquer emprego, cargo ou título, mas é o CEO*  da sua EXISTÊNCIA.

Por isso, se você está lendo esse artigo e entendendo, comemore muito ser você!

Valorize suas capacidades, desenvolva-as, descubra novas, exercite-as, aproveite aquilo que você já conquistou, reconheça e agradeça.

A gratidão é um meio de aceitar e reconhecer tudo em nossa vida. Se não tivermos gratidão, seremos eternos descontentes.

Simplifique sua vida, diminua o ritmo por alguns minutos, concentre-se na sua respiração e sinta o seu corpo, tome consciência de sua existência e da sua capacidade de ter chegado até o dia de hoje.

Fique alguns minutos em silêncio, prestando atenção na sua respiração, perceba quantos pensamentos passam em velocidade espantosa por sua mente. Continue prestando atenção na sua respiração, tornando-a o mais suave e profunda que conseguir. Deixe os pensamentos irem com a mesma velocidade que vieram, e concentrando-se na sua respiração, comece a perceber cada parte do seu corpo. 

Quando atingir o nível de conseguir relaxar com sua respiração, comece a pensar em seus projetos, em seus sonhos, de maneira positiva, no campo das possibilidades ilimitadas, comece a criar um propósito: pode ser um plano de vida, um plano para ter uma noite tranquila e um sono reparador, um plano para curar seu corpo, um plano para curar sua vida.

Você pode fazer isso, em pé, sentado ou deitado. É um excelente exercício para combater a insônia. É poderoso para que você tenha uma excelente noite e realmente descanse. É fantástico para que você comece a criar o hábito de dedicar um tempo para você e para seus pensamentos, sonhos, projetos e necessidades.

O tempo gasto num exercício desses pode ser de 5 minutos a algumas horas, você decide. Você escolhe. O importante é que você aprenda a comemorar ser quem você é. Se por acaso, algo não está ok, use o processo de respiração e comece a criar uma mudança.

Simples assim!

*CEO = Chief Executive Officer - é a pessoa de maior autoridade na hierarquia de uma empresa.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Os dois lados do Sucesso



Alcançar o sucesso não é o ponto final na vida, na carreira ou na capacidade de uma pessoa. É o começo de outros projetos, outros sonhos, outras atividades. 

Mas, é comum as pessoas chegarem ao final de um projeto e se sentirem cansadas, perderem o ânimo e nem mesmo comemorar conseguem!

Se você tem um sonho, um objetivo, um projeto, prepare-se para ir além do final, além do momento em que garantir o sucesso. Prepare-se para saborear a vitória, reserve um tempo para aproveitar seu sucesso. Caso contrário, porque você se empenhou tanto?!!! O sucesso gosta de gratidão e atenção, senão ele se vai da mesma forma que veio.

Algumas pessoas fazem um sucesso enorme e depois não conseguem manter o mesmo nível de resultados, daí vem o desânimo, a frustração e acabam sendo os maiores adversários de si mesmas.

Por isso que eu costumo mostrar aos meus alunos como planejar um objetivo, como tornar um sonho realidade e não pesadelo.

O importante é a continuidade. E justamente aí reside o maior problema do sucesso nos dias atuais. As pessoas querem um resultado rápido, e resultados assim nem sempre são precedidos de um planejamento adequado. Mas no mundo de hoje, um mundo de "fast food", de resultados imediatos, de pressa e de "stress", não sobra muito espaço para o tradicional planejamento. Mesmo que TODAS as faculdades de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Publicidade e demais cursos da área, ensinem, demonstrem, usem e exijam planejamento estratégico, planejamento financeiro, planejamento de tudo, as pessoas se formam, terminam seus cursos e saem correndo atrás de resultados. O planejamento muitas vezes é atropelado nesse processo ávido por ganhar, chegar na frente. É por isso que quando essas pessoas atingem um resultado, não sabem o que fazer depois dele.

Quando realizo um Consultoria empresarial, é comum eu falar da necessidade de criar um plano de desenvolvimento sustentável; até aí vejo muitas cabeças concordando comigo, mas quando digo que o primeiro passo é preparar a equipe de colaboradores, através de cursos, seminários e palestras, já começo a ver narizes torcidos e caretas, as cabeças passam a acenar negativamente. A maioria dos empresários faz um discurso politicamente correto sobre entender a importância do desenvolvimento da equipe, mas que no momento precisam sanar problemas mais urgentes. E o descaso com o desenvolvimento, o envolvimento com a estimulação da equipe de colaboradores fica em segundo, terceito...último plano. Também não há muito tempo para planejar, costumo dizer que esse tipo de atitude é o mesmo que "apagar fogo com gasolina", só piora a situação a médio e longo prazo. 

Então o ambiente corporativo passa a ser apenas um amontoado de resultados imediatos, de remendos, de consertos, de desperdício de tempo, dinheiro e energia. Não estou falando só de empresas pequenas, quanto maior, pior fica, mais engessada fica. As empresas se orgulham de sua Missão, Visão e Valores (que as faculdades ensinaram), mas essas premissas são apenas para serem colocadas em belas molduras e penduradas nas paredes, ou enfeitando os sites de última geração que possuem. Ao observar o clima organizacional, a comunicação entre os diversos departamentos e as áreas distintas, vejo abismos intransponíveis sendo mantidos e incentivados.

Vou dar um exemplo de uma empresa da área de alimentação. Num restaurante o que se espera encontrar? A primeira resposta pode ser COMIDA. Mas na verdade o que um cliente espera ao ir a um restaurante é ter uma esperiência agradável que englobe: recepção acolhedora, atendimento eficaz, comida e bebida deliciosas, ambiente agradável, tudo isso feito no tempo ideal para ele (cliente).
Mas o que acontece realmente? Ele é tratado como "mais um", o receptivo faz parecer que é um favor conseguir uma mesa para ele, o atendimento é de acordo com a boa vontade do garçon, se o cliente quiser mudar alguma coisa ou precisar de algo específico, caso seja atendido será deixado bem claro que estão fazendo algo além do normal, algo que é considerado "incomodo" para a casa; se reclamar de uma comida, corre o risco de receber o prato desfigurado ao ser devolvido, como se a comida para ser refeita teve que ser retirada do prato, ao invés de refazer o prato todo.
Este é um exemplo de un estabelecimento que tem um DONO e não um empresário no comando. As pessoas pensam que ter dinheiro para investir, automaticamente as capacita para serem gestores dos seus negócios. Isso é um ENORME engano. Se não houver um planejamento que garanta a manutenção dos objetivos, melhorá-los e expandí-los, não haverá sustentabilidade.

Apesar de haver muitas formas saudáveis e positivas de rever uma situação como esta, TODAS passam obrigatoriamente pelo desenvolvimento dos colaboradores. Enquanto os gestores não entenderem isso, continuaremos a ver um serviço deplorável sendo prestado na grande maioria dos estabelecimentos comerciais e nas empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Sei que ninguém abre uma empresa para fracassar, mas sei também que poucos abrem uma empresa para fazer as coisas da maneira correta. Muitos empresários (pequenos, médios e grandes) acreditam que existe um "jeitinho" para tudo, e de "jeitinhos em jeitinhos", a empresa até pode crescer, mas não terá sustentabilidade, tampouco será um motivo de orgulho para seus idealizadores.

Podem me dizer que o que importa é o dinheiro, e eu aceito isso, mas apenas por algum tempo, vai chegar um momento em que só o dinheiro não bastará; é nesse momento que até empresas que estão fazendo sucesso, acabam.

O mesmo acontece com os sonhos de vida pessoal; se não forem adequadamente conduzidos, mesmo que se obtenha sucesso, eles serão em vão. Pior que não ter oportunidade é descobrir que não se está preparado quando a oportunidade chega.

Eu ouço muito as pessoas dizerem que não têm tempo, porque fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Vejo na minha frente pessoas infelizes, cansadas, desmotivadas e muito frustradas. quando eu pergunto porque estão fazendo oque fazem, se isso não lhes traz felicidade, recebo em troca várias "desculpas", justificativas e percebo muita confusão. Então eu sugiro que comecem a eleger prioridades, e só depois façam planos! Assim, seus planos serão de acordo com as prioridades que perceberam. Na maioria das vezes o resultado disso é que as pessoas percebem que são felizes, mas estavam sempre querendo mais, e se sentindo aborrecidas por não conseguirem. Mal acabam de atingir uma meta, já a descartam e querem mais, mais, mais.

Sou a favor do crescimento, de seguir sempre rumo à excelência, mas sendo feliz enquanto isso, não com a ideia de que só é possivel ser feliz quando tudo estiver no seu devido lugar. A vida é dinâmica, então aproveitar cada momento é a atitude correta e mais saudável.

Assim como o sucesso pode ter seus dois lados, o fracasso também tem. Nada acontece por acaso, quando algo não tem o resultado esperado, é só parar e observar onde foi que permitimos o desvio do rumo. Pode ter certeza que foi isso que aconteceu. Fracassar não é o fim de tudo, mas uma valiosa informação do que não se deve fazer, se o resultado desejado é outro.

Você pode escolher: ter sucesso ou fracassar. Cada um desses resultados requer atitudes específicas.

Pense nisso.

Seja feliz!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

AMIZADE


Dizem por aí que amigo é para todas as horas, mas que você saberá quantos são verdadeiros, nos momentos de crise. Eu vou mais além, quer saber quantos são realmente verdadeiros? Faça sucesso, e veja quantos ficam para aplaudir!

Amigos são escolhas.

Amizade não se impõe, não se cria, é uma conquista. A amizade é uma comunhão de almas, de valores e de propósitos. Algumas amizades duram uma vida, outras chegam quando estamos partindo. 

Há muita confusão entre amizade, colegas e pessoas conhecidas. A velocidade da vida virtual transforma completos estranhos em amigos instantâneos, cria uma falsa ideia que se tem muitas pessoas que pensam como nós. Puro engano.

A amizade pode sim nascer num ambiente virtual, mas ela precisa de presença física, precisa usar outros canais para se comunicar. Tem amigos que ficam longe por muito tempo e quando voltam, o sentimento é o mesmo do início da amizade. Tem pessoas que se dizem amigas, estão muito perto, mas se revelam desconhecidas nos momentos de crise.

Um amigo não é uma muleta, um amigo é um ser especial que veio para dar mais sentido à nossa vida, para nos falar as verdades mais duras, para nos lembrar de nós mesmos, para nos apoiar e aplaudir; alguns não pedem nada em troca, esses devem esconder em algum lugar suas asas, pois são anjos. Outros amigos precisam da nossa reciprocidade, pois a amizade é um caminho de mão dupla.

Escolhemos os amigos de acordo com as nossas Crenças e Valores, sendo que as crenças nada tem a ver com religião; são as nossas verdades mais puras, são as molas motrizes da nossa existência.

Quando nossas crenças são limitadas, nossas amizades são limitadas. Então se você está se sentindo frustrado(a) com seus amigos, reveja as crenças que fizeram você atrair essas pessoas para sua vida. Se ao fazer um trabalho para tornar essas crenças ilimitadas, as amizades permanecerem, é porque são verdadeiras e evoluiram com você.

Amigo é importante para nos fazer sorrir, "cair na real", livrar da solidão, ajudar na mudança, ajudar a estudar para a prova, lembrar do regime, ser companheiro de viagem, ajudar a sair  dos problemas, e milhões de outras coisas que a vida nos oferece.

Amigo é aquele que fica quando todos vão embora. Amigo nos vê com os olhos da alma.

Hoje eu agradeço os meus amigos de verdade, que estão perto, que estão longe, aqueles que a vida escolheu para mim e aqueles que eu escolhi durante minha vida, aqueles que já fazem parte da minha vida e aqueles que irão chegar ainda.

Hoje eu proponho a você que mande um email, uma mensagem, uma carta, telefone, fale pessoalmente, para pelo menos um amigo seu, o quanto ele é importante para você. Termine a mensagem sempre com: seja feliz!

Amizade é algo tão maravilhoso que só a gratidão pode recompensá-la.

Simples assim!


MODELAGEM - A PNL COMBATENDO A INVEJA



Em PNL existe uma técnica chamada Modelagem, com a qual podemos adaptar, para nossa vida, o que outras pessoas fazem e tem um resultado que também desejamos.

As pessoas costumam falar em "inveja branca", "inveja boa", isso NÃO existe. Inveja é um sentimento deplorável, de quem não tem capacidade de viver a própria vida, e precisa viver parasitando a vida dos outros. É o recurso dos preguiçosos que se fazem de espertos, e ficam esperando outras pessoas terem sucesso para que possam copiar e se possível tirar do outro!

O invejoso vive infeliz, pois está sempre à espera que outra pessoa faça algo, para que ele, o invejoso, possa copiar, fazer igual; e sofre também porque cada pessoa é única, as coisas que dão certo para uma podem não dar certo para outra; mas o invejoso não se preocupa com isso a princípio, ele quer exatamente TUDO o que o outro tem; não descansa enquanto não consegue. Quando alcança, não sabe nem o que fazer, pois o sonho não é seu, é de outra pessoa; então, se ele não está feliz, parte para levar essa infelicidade ao outro também.

Viver perto de pessoas invejosas é uma arte! Uma vez que somos nós que escolhemos como vamos nos sentir diante das situações, ao nos depararmos com um invejoso "de carteirinha", podemos simplesmente deixar que nos copie, e seguir nossos planos, nossos projetos. O interessante é que quanto mais projetos colocamos em prática, mais agitado fica o invejoso; eu penso que em determinado momento ele chega a sentir raiva da capacidade empreendedora  da pessoa que é seu objeto de inveja.

Então, apesar de ensinar isso nos meus cursos, estou hoje pensando nas muitas pessoas que como eu, têm à sua volta, invejosos de plantão.

Vamos ensinar essas criaturas a MODELAR.

A PNL tem como objetivos básicos modelar capacidades especiais e excepcionais e ajudar para que essas capacidades se tornem transferíveis para outras pessoas. Essa modelagem se faz através da observação e mapeamento de processos bem sucedidos que levam a um desempenho excepcional. A ideia é identificar os padrões de pensamento e de ação utilizados e transformá-los em estratégias, com detalhes de cada etapa, para conseguir reproduzí-los com sucesso. 

A diferença entre a Modelagem e a Inveja, é que na modelagem o indivíduo que deseja repetir o comportamento de sucesso de outra pessoa, se coloca na posição de aprendiz, observando, trocando ideias com a pessoa a ser modelada, perguntando como um determinado processo foi feito. Nada é feito "pelas costas" da pessoa modelada. Nesse processo ocorre um crescimento, uma expansão de crenças e valores do indivídua que irá fazer a modelagem. A PNL tem um pressuposto que embasa esse comportamento: " Se uma pessoa pode, qualquer pessoa pode." 
Esse pressuposto inibe Crenças Limitantes e expande a consciência para um aprendizado de padrões mentais que levam a desempenhos excepcionais.

Pode-se, desta forma, Modelar qualquer comportamento. 

É válido lembrar que tudo aquilo que reconhecemos como agradável, está inserido em nossa Programação Neurológica, portanto, apenas estamos procurando uma maneira de aflorar capacidades que façam acontecer aquilo que vemos outras pessoas fazendo. Lembre-se também que vemos o mundo de "dentro para fora", para reconhecermos, empatizarmos com algo, é preciso que isso já esteja instalado em nosso "banco de dados", mesmo que conscientemente esteja "indisponível". Nesse momento a Modelagem é uma técnica fantástica para despertar capacidades, fazê-las evoluir e com isso transformar a nossa vida.

Qualquer pessoa pode fazer modelagem. A partir do momento que sente a necessidade de algo, isso significa que está despertando a capacidade de fazer acontecer, dentro de si mesma.

A única coisa que AINDA me aborrece um pouquinho, é o fato de que apesar de eu estar disponível para ajudar pessoas nesse sentido, ainda tem algumas que preferm invejar e copiar simplesmente, sem aprender o como fazer, e consequentemente, sem evoluir como pessoa.

O que eu faço? Sigo em frente e desejo que todos encontrem seus caminhos para a felicidade. Isso eu "modelei" há muito tempo de um ser humano fantástico, que foi minha mãe.

Simples assim.


sábado, 3 de maio de 2014

E por que não????











Hoje eu quero convidar você a acreditar ainda mais na sua capacidade!

Quero que saiba que você pode tudo aquilo que acredita que pode. Você pode estar num momento difícil da sua vida, onde os horizontes não são agradáveis, as possibilidades aparentemente são nulas e as dificuldades cada vez maiores, mas isso tudo é o que te faz ser você!

Essa é a sua vida. Esse é o seu momento, e cabe a você decidir como será daqui  para frente.

Você pode se deixar abater, se sentir injustiçado (a), entrar em depressão, adoecer, e piorar tudo um pouco mais.

Mas, você também pode, reagir, assumir o controle da sua vida, esteja ela do jeito que estiver, e decidir fazer escolhas melhores, ter resultados melhores e se necessário, consertar o que não está te fazendo feliz.

E você pode fazer isso, tenha a idade que tiver, tenha a formação que tiver, tenha a ideologia que tiver. A única coisa que você precisar ter em especial é a vontade de fazer acontecer e a crença ilimitada que se pode mudar tudo!

Muitas pessoas que hoje fazem sucesso passaram por períodos difícies, que eu prefiro chamar de desafiadores. O desafio faz com que as pessoas descubram seus limites, e muitas vezes elas se surpreendem, pois acabam indo muito além do que imaginavam, mas não fosse o desafio, jamais saberiam.

Todos os dias ao acordar estamos recomeçando! Então por que não recomeçar projetos, sonhos, ideais?

E por que não agora?

O futuro não é só amanhã, é daqui a pouco!

Levante, faça algo por você mesmo (a). Tome consciência que só você pode mudar sua vida, e quando você mudar, todo seu entorno mudará também, as pessoas, os resultados, as oportunidades!!!

Porque se você não começar, não vai terminar, e mesmo que você pense que não vale a pena, pois ainda não tem certeza se dará certo, comece assim mesmo, pois o pouco feito, ainda será muito perto do nada.

No meu curso de Practitioner em PNL eu uso o Projeto do Milhão, que tem por finalidade ajudar os alunos a conseguirem o seu primeiro milhão ou o próximo milhão para quem já tem. Nesse projeto ensino o passo-a-passo para conseguir guardar um milhão de reais. Todos os passos, emocionais e práticos, se seguidos à risca, levam o aluno a atingir seu objetivo. Alguns me falam que ao final do prazo que estabeleceram ainda não tinham o milhão, mas tinham mais dinheiro do que jamais haviam pensado que poderiam ter, se não tivessem começado o projeto.

Lembre que planejamento não pode ser algo engessado, as diretrizes de um plano de ação devem ser flexíveis  para se adaptarem à realidade, superarem obstáculos e refazerem o curso. O foco sempre no objetivo final, mas os meios podem e devem ser adaptados à melhor maneira de atingir esse objetivo com responsabilidade, ética e respeito a si e aos outros.

Então, vamos lá, comece agora algo maravilhoso para sua vida.

No Projeto do Milhão eu ensino que um sonho deve ser tão maravilhoso, que só o fato de pensar em atingí-lo já dá a sensação de  "borboletas no estômago"!!!!

Quando eu falo para você planejar algo maravilhoso para sua vida, pode ser : paz de espírito, um novo amor, um emprego maravilhoso, uma viagem à sua terra natal, uma viagem a lugares famosos, aprender algo novo, ter um filho, ter uma casa, enfim...aquilo que fará você mais completo (a), mais feliz!

Todo sonho é um desafio, pois se trata de algo que ainda não temos, não sabemos como é conviver com ele, por isso o planejamento para criar o caminho até seu sonho pode ser cheio de dúvidas, medo, vontade de desistir. Pegue o medo pela mão, mande as dúvidas tomar o remédio do esclarecimento e persista, insista, resista. Faça seu sonho acontecer.

Um aluno de Practitioner tinha o sonho de correr a São Silvestre (maratona do último dia do ano no Brasil), já era um sonho antes dele entrar para o curso, e posso dizer hoje que ele já realizou esse sonho, e fico muito feliz em ver pessoas realizadas, essas pessoas se tornam Mestres para outras pessoas, pois elas sabem como chegar ao final de um projeto e ter sucesso.

Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o mesmo resultado! 

Esse pressuposto da PNL mostra que ficar parado esperando a vida passar pode encher a sua vida de dias, mas não encherá seus dias de vida!

A hora é agora, a pessoa é você, o propósito é a felicidade. Levanta a mão quem está nessa e vai "sacudir a poeira, dar a volta por cima" e triunfar!!!!

Se você acredita que dará certo, você está certo. Se você não acredita, também está certo. Porque aquilo que você acredita, determina seus resultados.

Simples assim.





sexta-feira, 2 de maio de 2014

Agora é sua vez!



Este ano me dei de presente de aniversário este blog, onde posso falar do que gosto, do meu trabalho e das maravilhas que a PNL pode realizar na vida das pessoas.

Agora eu quero ouvir o que você pensa. 

Sei que o blog é lido em diversos lugares, até mesmo fora do Brasil, então quero sua opinião, sua dúvida, sua crítica, quero "ouvir" você. 

Pode escrever em seu próprio idioma, o importante é mandar sua mensagem. Fale sobre os assuntos que quer ler, conte suas histórias, se já estuda PNL mande um depoimento do como a PNL contribuiu para sua vida.

Vamos trocar ideias.

Aguardo você.

Simples assim!


quinta-feira, 1 de maio de 2014

A PNL e o Perdão



"Não perdoar é o mesmo que tomar veneno e 
esperar que o outro morra."
William Shakespeare


A PNL tem um pressuposto que diz: " Tudo o que acontece conosco depende da permissão que damos."

Esse pressuposto é simplesmente fantástico e age como um libertador! 
Ao aplicar essa regra em sua vida uma pessoa pode aliviar muito as tensões emocionais e eliminar as cobranças internas, que geram culpa.

Quando o ódio por alguém é constante, a pessoa não consegue ser feliz, pois sua atenção está voltada para a tristeza e a amargura que nutre pelo outro.

Percebam que usei o verbo "nutrir, no seu modo presente, pois todo sentimento pode ser alimentado, reforçado e incentivado, no momento atual. Se uma pessoa fizer isso com o ódio, ele aumentará proporcionalmente ao incentivo que receber, e pode transformar a pessoa que o nutre em alguém rancoroso, infeliz e desmotivado. Isso porque ao dar vazão ao ódio a pessoa se associa a um comportamento  compatível com o sentimento, e esse comportamento não é o de uma pessoa feliz, tampouco realizada, muito menos de sucesso.

Quando alguém sente ódio por outra pessoa fica com o corpo retesado (pronto para a briga), a respiração acelera juntamente com os batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial, enfim todo o seu corpo reage a esse sentimento de maneira agressiva, negativa e limitante.

O ódio pode ser tão intenso quanto a paixão. Quem já se apaixonou lembra que os sintomas são: pensar no outro o tempo todo; fazer coisas com o intuito de ver o outro feliz; sentir o coração disparar e a boca ficar seca só por ouvir a voz da "pessoa amada"; as pernas amolecerem e o estômago apertar quando o "ser amado" aparece; só de lembrar dessa pessoa, o pior dia se transforma em uma maravilha, tudo fica lindo! Isso tudo envolvido por um sensação gostosa de aceitação.
Quando alguém odeia outra pessoa ela sente: necessidade pensar no outro constantemente (mesmo que seja com raiva);  vontade de fazer coisas com o intuito de ver o outro infeliz;  o coração disparar e a boca ficar seca só em ouvir a voz daquela pessoa; as pernas amolecem e o estômago aperta quando o "ser odiado" aparece; só em lembrar que essa pessoa existe, o melhor dia fica estragado. Isso tudo  envolvido numa desconfortável sensação  de rejeição.

Ah! Mas são dois opostos!

Verdade, são opostos na emoção, mas o processo de despertar o sentimento é o mesmo.

A PNL mostra que  havendo um distanciamento emocional, toda situação por si só é neutra. Existe uma técnica de PNL para conseguir esse distanciamento emocional, chama-se Dissociação
Dissociar é o ato de se afastar fisicamente, e com isso obter o distanciamento emocional. Na Dissociação a pessoa vê, ouve e sente a situação de um ponto externo,  como observador.

Desta forma, o indivíduo consegue se observar interagindo com a pessoa que odeia e pode perceber as permissões que deu para que a situação se desenvolvesse como aconteceu. Poderá ainda, perceber quantas oportunidades de mudar a situação deixou passar. Nesse momento, ao perceber sua participação ativa na situação, a pessoa passa a entender que não é somente o outro o responsável pelo que aconteceu. 

Muitas pessoas não se sentem capazes de perdoar porque não conseguem se dissociar, o que as impede de racionalizar os fatos.

Quando uma pessoa entende que ela é responsável pelo resultado das suas atitudes, mesmo que isso gere emoções negativas, passa a agir com mais prudência. Muitas situações difíceis acontecem porque as pessoas não prestam atenção aos detalhes, ao entorno, à realidade e quando situações ruins surgem, passam a procurar culpados.

É importante lembrar que o Mapa de Mundo de cada pessoa é diferente, tal como uma impressão digital, sua programação neurolínguística é única, e ela só pode se comunicar com o mundo da forma que aprendeu, até que aprenda a melhorar isso. Então, sair pela vida esperando que todo mundo aja de acordo com suas expectativas é utopia.

Mais impotante ainda é reconhecer que perdoar não é dar algo ao outro, dar uma oportunidade, dar o perdão, dar aceitação. Perdoar não é compactuar com o que o outro fez, perdoar é libertar-se de sentimentos negativos e opressores originados pelo ocorrido. Perdoar é dar a si memo uma nova oportunidade de fazer diferente e ter uma vida melhor. É importante lembrar que algo que aconteceu não pode ser mudado, pode-se apenas mudar como se reaje à lembrança do ocorrido.

Perdoar é reconhecer que todos somos imperfeitos e nem por isso somos menos que qualquer outro. Perdoar é dar-se valor, reconhecer suas capacidades e agir para que elas melhorem ainda mais. 

O perdão é o ato de escolher ser feliz ao invés de ter razão.

Simples assim.