Alcançar o sucesso não é o ponto final na vida, na carreira ou na capacidade de uma pessoa. É o começo de outros projetos, outros sonhos, outras atividades.
Mas, é comum as pessoas chegarem ao final de um projeto e se sentirem cansadas, perderem o ânimo e nem mesmo comemorar conseguem!
Se você tem um sonho, um objetivo, um projeto, prepare-se para ir além do final, além do momento em que garantir o sucesso. Prepare-se para saborear a vitória, reserve um tempo para aproveitar seu sucesso. Caso contrário, porque você se empenhou tanto?!!! O sucesso gosta de gratidão e atenção, senão ele se vai da mesma forma que veio.
Algumas pessoas fazem um sucesso enorme e depois não conseguem manter o mesmo nível de resultados, daí vem o desânimo, a frustração e acabam sendo os maiores adversários de si mesmas.
Por isso que eu costumo mostrar aos meus alunos como planejar um objetivo, como tornar um sonho realidade e não pesadelo.
O importante é a continuidade. E justamente aí reside o maior problema do sucesso nos dias atuais. As pessoas querem um resultado rápido, e resultados assim nem sempre são precedidos de um planejamento adequado. Mas no mundo de hoje, um mundo de "fast food", de resultados imediatos, de pressa e de "stress", não sobra muito espaço para o tradicional planejamento. Mesmo que TODAS as faculdades de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Publicidade e demais cursos da área, ensinem, demonstrem, usem e exijam planejamento estratégico, planejamento financeiro, planejamento de tudo, as pessoas se formam, terminam seus cursos e saem correndo atrás de resultados. O planejamento muitas vezes é atropelado nesse processo ávido por ganhar, chegar na frente. É por isso que quando essas pessoas atingem um resultado, não sabem o que fazer depois dele.
Quando realizo um Consultoria empresarial, é comum eu falar da necessidade de criar um plano de desenvolvimento sustentável; até aí vejo muitas cabeças concordando comigo, mas quando digo que o primeiro passo é preparar a equipe de colaboradores, através de cursos, seminários e palestras, já começo a ver narizes torcidos e caretas, as cabeças passam a acenar negativamente. A maioria dos empresários faz um discurso politicamente correto sobre entender a importância do desenvolvimento da equipe, mas que no momento precisam sanar problemas mais urgentes. E o descaso com o desenvolvimento, o envolvimento com a estimulação da equipe de colaboradores fica em segundo, terceito...último plano. Também não há muito tempo para planejar, costumo dizer que esse tipo de atitude é o mesmo que "apagar fogo com gasolina", só piora a situação a médio e longo prazo.
Então o ambiente corporativo passa a ser apenas um amontoado de resultados imediatos, de remendos, de consertos, de desperdício de tempo, dinheiro e energia. Não estou falando só de empresas pequenas, quanto maior, pior fica, mais engessada fica. As empresas se orgulham de sua Missão, Visão e Valores (que as faculdades ensinaram), mas essas premissas são apenas para serem colocadas em belas molduras e penduradas nas paredes, ou enfeitando os sites de última geração que possuem. Ao observar o clima organizacional, a comunicação entre os diversos departamentos e as áreas distintas, vejo abismos intransponíveis sendo mantidos e incentivados.
Vou dar um exemplo de uma empresa da área de alimentação. Num restaurante o que se espera encontrar? A primeira resposta pode ser COMIDA. Mas na verdade o que um cliente espera ao ir a um restaurante é ter uma esperiência agradável que englobe: recepção acolhedora, atendimento eficaz, comida e bebida deliciosas, ambiente agradável, tudo isso feito no tempo ideal para ele (cliente).
Mas o que acontece realmente? Ele é tratado como "mais um", o receptivo faz parecer que é um favor conseguir uma mesa para ele, o atendimento é de acordo com a boa vontade do garçon, se o cliente quiser mudar alguma coisa ou precisar de algo específico, caso seja atendido será deixado bem claro que estão fazendo algo além do normal, algo que é considerado "incomodo" para a casa; se reclamar de uma comida, corre o risco de receber o prato desfigurado ao ser devolvido, como se a comida para ser refeita teve que ser retirada do prato, ao invés de refazer o prato todo.
Este é um exemplo de un estabelecimento que tem um DONO e não um empresário no comando. As pessoas pensam que ter dinheiro para investir, automaticamente as capacita para serem gestores dos seus negócios. Isso é um ENORME engano. Se não houver um planejamento que garanta a manutenção dos objetivos, melhorá-los e expandí-los, não haverá sustentabilidade.
Apesar de haver muitas formas saudáveis e positivas de rever uma situação como esta, TODAS passam obrigatoriamente pelo desenvolvimento dos colaboradores. Enquanto os gestores não entenderem isso, continuaremos a ver um serviço deplorável sendo prestado na grande maioria dos estabelecimentos comerciais e nas empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Sei que ninguém abre uma empresa para fracassar, mas sei também que poucos abrem uma empresa para fazer as coisas da maneira correta. Muitos empresários (pequenos, médios e grandes) acreditam que existe um "jeitinho" para tudo, e de "jeitinhos em jeitinhos", a empresa até pode crescer, mas não terá sustentabilidade, tampouco será um motivo de orgulho para seus idealizadores.
Podem me dizer que o que importa é o dinheiro, e eu aceito isso, mas apenas por algum tempo, vai chegar um momento em que só o dinheiro não bastará; é nesse momento que até empresas que estão fazendo sucesso, acabam.
O mesmo acontece com os sonhos de vida pessoal; se não forem adequadamente conduzidos, mesmo que se obtenha sucesso, eles serão em vão. Pior que não ter oportunidade é descobrir que não se está preparado quando a oportunidade chega.
Eu ouço muito as pessoas dizerem que não têm tempo, porque fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Vejo na minha frente pessoas infelizes, cansadas, desmotivadas e muito frustradas. quando eu pergunto porque estão fazendo oque fazem, se isso não lhes traz felicidade, recebo em troca várias "desculpas", justificativas e percebo muita confusão. Então eu sugiro que comecem a eleger prioridades, e só depois façam planos! Assim, seus planos serão de acordo com as prioridades que perceberam. Na maioria das vezes o resultado disso é que as pessoas percebem que são felizes, mas estavam sempre querendo mais, e se sentindo aborrecidas por não conseguirem. Mal acabam de atingir uma meta, já a descartam e querem mais, mais, mais.
Sou a favor do crescimento, de seguir sempre rumo à excelência, mas sendo feliz enquanto isso, não com a ideia de que só é possivel ser feliz quando tudo estiver no seu devido lugar. A vida é dinâmica, então aproveitar cada momento é a atitude correta e mais saudável.
Assim como o sucesso pode ter seus dois lados, o fracasso também tem. Nada acontece por acaso, quando algo não tem o resultado esperado, é só parar e observar onde foi que permitimos o desvio do rumo. Pode ter certeza que foi isso que aconteceu. Fracassar não é o fim de tudo, mas uma valiosa informação do que não se deve fazer, se o resultado desejado é outro.
Você pode escolher: ter sucesso ou fracassar. Cada um desses resultados requer atitudes específicas.
Pense nisso.
Seja feliz!
Mas o que acontece realmente? Ele é tratado como "mais um", o receptivo faz parecer que é um favor conseguir uma mesa para ele, o atendimento é de acordo com a boa vontade do garçon, se o cliente quiser mudar alguma coisa ou precisar de algo específico, caso seja atendido será deixado bem claro que estão fazendo algo além do normal, algo que é considerado "incomodo" para a casa; se reclamar de uma comida, corre o risco de receber o prato desfigurado ao ser devolvido, como se a comida para ser refeita teve que ser retirada do prato, ao invés de refazer o prato todo.
Este é um exemplo de un estabelecimento que tem um DONO e não um empresário no comando. As pessoas pensam que ter dinheiro para investir, automaticamente as capacita para serem gestores dos seus negócios. Isso é um ENORME engano. Se não houver um planejamento que garanta a manutenção dos objetivos, melhorá-los e expandí-los, não haverá sustentabilidade.
Apesar de haver muitas formas saudáveis e positivas de rever uma situação como esta, TODAS passam obrigatoriamente pelo desenvolvimento dos colaboradores. Enquanto os gestores não entenderem isso, continuaremos a ver um serviço deplorável sendo prestado na grande maioria dos estabelecimentos comerciais e nas empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Sei que ninguém abre uma empresa para fracassar, mas sei também que poucos abrem uma empresa para fazer as coisas da maneira correta. Muitos empresários (pequenos, médios e grandes) acreditam que existe um "jeitinho" para tudo, e de "jeitinhos em jeitinhos", a empresa até pode crescer, mas não terá sustentabilidade, tampouco será um motivo de orgulho para seus idealizadores.
Podem me dizer que o que importa é o dinheiro, e eu aceito isso, mas apenas por algum tempo, vai chegar um momento em que só o dinheiro não bastará; é nesse momento que até empresas que estão fazendo sucesso, acabam.
O mesmo acontece com os sonhos de vida pessoal; se não forem adequadamente conduzidos, mesmo que se obtenha sucesso, eles serão em vão. Pior que não ter oportunidade é descobrir que não se está preparado quando a oportunidade chega.
Eu ouço muito as pessoas dizerem que não têm tempo, porque fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Vejo na minha frente pessoas infelizes, cansadas, desmotivadas e muito frustradas. quando eu pergunto porque estão fazendo oque fazem, se isso não lhes traz felicidade, recebo em troca várias "desculpas", justificativas e percebo muita confusão. Então eu sugiro que comecem a eleger prioridades, e só depois façam planos! Assim, seus planos serão de acordo com as prioridades que perceberam. Na maioria das vezes o resultado disso é que as pessoas percebem que são felizes, mas estavam sempre querendo mais, e se sentindo aborrecidas por não conseguirem. Mal acabam de atingir uma meta, já a descartam e querem mais, mais, mais.
Sou a favor do crescimento, de seguir sempre rumo à excelência, mas sendo feliz enquanto isso, não com a ideia de que só é possivel ser feliz quando tudo estiver no seu devido lugar. A vida é dinâmica, então aproveitar cada momento é a atitude correta e mais saudável.
Assim como o sucesso pode ter seus dois lados, o fracasso também tem. Nada acontece por acaso, quando algo não tem o resultado esperado, é só parar e observar onde foi que permitimos o desvio do rumo. Pode ter certeza que foi isso que aconteceu. Fracassar não é o fim de tudo, mas uma valiosa informação do que não se deve fazer, se o resultado desejado é outro.
Você pode escolher: ter sucesso ou fracassar. Cada um desses resultados requer atitudes específicas.
Pense nisso.
Seja feliz!

Ótimo texto. Parabéns. Acho que a palavra sucesso é mal compreendida por todos nós. Buscamos sucesso financeiro, social, familiar, laboral etc, mas ANTES da busca deveria vir a definição do CAMINHO a seguir. O sucesso sempre terá um gosto maio amargo se não for dentro do que eu amo fazer, trabalhar, relacionar etc
ResponderExcluirFico contente por ter gostado Demitrios. É verdade, quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve! Amar o que se faz é o verdadeiro sucesso.
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