quinta-feira, 29 de setembro de 2016

LISTA MESTRA




A velocidade com que assumem novas tarefas diariamente está deixando muitas pessoas estressadas. Principalmente porque a cada dia elas veem o tempo passando e as atividades se acumulando.
Tanto na vida pessoal como profissional!
Mas, apesar do que pensam, não são as atividades profissionais que as deixam infelizes. São as tarefas, metas e os sonhos pessoais deixados para depois que as angustiam e criam ansiedade.
Parece que a vida está passando rápido demais, o dia acaba cedo demais, o final de semana nem bem começa e já está terminando. Essa sensação de angústia, de ter mais coisas para fazer do que tempo; de desejar que o dia tivesse 48 horas; que as férias que recém acabaram cheguem logo de novo; o paradoxo de desejar que a segunda-feira demore para chegar e quando chegar passe rápido.  São tantas incongruências que no meio delas a vida fica menos alegre, mais pesada e monótona.
As pessoas querem cor, alegria e movimento em suas vidas, mas também querem dormir mais, fazer menos e se arriscar menos. O desejo de que as coisas sejam seguras, de poder prever o resultado faz com que muitos deixem de realizar seus sonhos.
Os sonhos são essenciais para a vida saudável; são eles que criam os objetivos, as metas e os caminhos a seguir. Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve, e o caminho da depressão é o mais fácil.
Então, vamos acender uma luz no final desse túnel da realidade. Uma luz que ficará mais brilhante a cada passo avançado. Por amor à sanidade mental, emocional e profissional, vamos usar a LISTA MESTRA.
Nesses tempos tecnológicos esse recurso foi quase extinto, mas é como uma tábua de salvação quando o mar de tecnologia entra em crise, quando se perde programas instalados, quando os vírus assumem o controle ou mesmo quando de tanto usar a tecnologia, as pessoas precisam de novas tecnologias para ajudá-las a encontrar os caminhos para resgatar seus registros.
Com a boa e velha LISTA MESTRA isso não acontece.
Com o tempo ela tem a capacidade de se tornar um hábito muito saudável.
Como fazer:
-Use uma folha de papel e anote todas as tarefas, compromissos e pendências que você tem. T-U-D-O!!!

-Estabeleça três critérios de importância: Urgente – Importante – Normal.
-Entenda os três critérios:
    Urgente: que precisa ser feito já.
    Importante: que precisa ser feito o mais breve possível.
    Normal: que precisa ser feito.

-Ao lançar as informações na LISTA MESTRA não precisa ser em ordem, você colocará os critérios depois de estabelecer sua lista.

-Ao terminar a lista e os critérios de cada item, comece a executá-los.

-Atenção: Se a sua lista tiver mais de 20 itens, será necessário mudar alguns comportamentos imediatamente. A ideia é acabar com suas pendências em 1 mês, por isso o limite “desejado” de 20 itens. São os dias produtivos mínimos num mês.
     Porém, se os itens da sua LISTA MESTRA superarem a marca dos 20 itens,        nada impede que você a faça, apenas saiba que provavelmente demorará          mais de um mês para eliminar suas pendências.

-Pulo do Gato: Para eliminar pendências é importantíssimo não criar novas! Elementar não é?!!
     Por isso assuma o comportamento de realizar tudo o que é pedido a partir de      agora, na hora e bem feito. Assim não aumentará a lista de pendências e          criará o hábito de ser produtivo e focado.
     A cada dia reserve um tempo para realizar uma ou mais tarefas da LISTA          MESTRA, seguindo os critérios.

-Num “mundo ideal”, em 1 mês você terminará com suas pendências. No mundo real pode levar mais tempo, o importante é que agora você já sabe exatamente quais são elas e o nível de urgência que cada uma tem. E conhecimento é PODER!

-Use esse conhecimento para evitar cair em armadilhas que geram pendências, tais como: "dar uma de bonzinho” para agradar outras pessoas e assumir tarefas que não são suas.
O importante é saber que ajudar alguém não significa ficar definitivamente responsável pelas tarefas daquela pessoa.

-Crie e assuma o hábito de eliminar pendências por retrabalho, prestando atenção ao seu trabalho/sua atividade, fazendo bem feito. Afinal:  _   Se você não tem tempo para fazer direito, quando terá tempo para fazer novamente?

-A LISTA MESTRA deve ser sempre a mesma, não passe a limpo. Risque ou coloque OK em cada item realizado.
Se  começar a passar a limpo estará usando tempo de realizar tarefas para uma atividade desnecessária!

-Resiliência. Se na primeira vez que fizer a LISTA MESTRA não der certo, verificar onde foi que surgiu o problema. Repetir o processo. Ele é simples, mas não tão simples que possa ser ignorado qualquer de suas partes.

As vantagens da LISTA MESTRA são inúmeras, dentre elas eu saliento o fato de poder acessar suas tarefas mesmo quando falta luz ou o sistema está fora do ar. Também  é possível levar a lista para qualquer lugar sempre que quiser, sem depender de energia para acessá-la. Também o fato de que o uso contínuo desse procedimento acaba por estabelecer um hábito de organização, a capacidade de eleger prioridades, a capacidade de controlar suas atividades e a capacidade de dizer NÃO àquilo que cabe a outros fazerem.
Além disso, o tempo que sobra, perceba que usamos 20 dias num mês, será destinado para  aumentar a qualidade de vida, ficar com a família, amigos, estudar, viver plenamente.

A LISTA MESTRA possibilita planejar sonhos a ponto de torná-los realidade.

A bagunça que tarefas por fazer deixam na vida das pessoas as faz gastar um tempo precioso, no qual poderiam estar se divertindo.

Uma pessoa que usa a LISTA MESTRA para sua vida pessoal, acaba por incorporá-la também ao seu desempenho profissional, otimizando resultados.

Simples assim!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!