segunda-feira, 19 de maio de 2014

MODELAGEM - A PNL COMBATENDO A INVEJA



Em PNL existe uma técnica chamada Modelagem, com a qual podemos adaptar, para nossa vida, o que outras pessoas fazem e tem um resultado que também desejamos.

As pessoas costumam falar em "inveja branca", "inveja boa", isso NÃO existe. Inveja é um sentimento deplorável, de quem não tem capacidade de viver a própria vida, e precisa viver parasitando a vida dos outros. É o recurso dos preguiçosos que se fazem de espertos, e ficam esperando outras pessoas terem sucesso para que possam copiar e se possível tirar do outro!

O invejoso vive infeliz, pois está sempre à espera que outra pessoa faça algo, para que ele, o invejoso, possa copiar, fazer igual; e sofre também porque cada pessoa é única, as coisas que dão certo para uma podem não dar certo para outra; mas o invejoso não se preocupa com isso a princípio, ele quer exatamente TUDO o que o outro tem; não descansa enquanto não consegue. Quando alcança, não sabe nem o que fazer, pois o sonho não é seu, é de outra pessoa; então, se ele não está feliz, parte para levar essa infelicidade ao outro também.

Viver perto de pessoas invejosas é uma arte! Uma vez que somos nós que escolhemos como vamos nos sentir diante das situações, ao nos depararmos com um invejoso "de carteirinha", podemos simplesmente deixar que nos copie, e seguir nossos planos, nossos projetos. O interessante é que quanto mais projetos colocamos em prática, mais agitado fica o invejoso; eu penso que em determinado momento ele chega a sentir raiva da capacidade empreendedora  da pessoa que é seu objeto de inveja.

Então, apesar de ensinar isso nos meus cursos, estou hoje pensando nas muitas pessoas que como eu, têm à sua volta, invejosos de plantão.

Vamos ensinar essas criaturas a MODELAR.

A PNL tem como objetivos básicos modelar capacidades especiais e excepcionais e ajudar para que essas capacidades se tornem transferíveis para outras pessoas. Essa modelagem se faz através da observação e mapeamento de processos bem sucedidos que levam a um desempenho excepcional. A ideia é identificar os padrões de pensamento e de ação utilizados e transformá-los em estratégias, com detalhes de cada etapa, para conseguir reproduzí-los com sucesso. 

A diferença entre a Modelagem e a Inveja, é que na modelagem o indivíduo que deseja repetir o comportamento de sucesso de outra pessoa, se coloca na posição de aprendiz, observando, trocando ideias com a pessoa a ser modelada, perguntando como um determinado processo foi feito. Nada é feito "pelas costas" da pessoa modelada. Nesse processo ocorre um crescimento, uma expansão de crenças e valores do indivídua que irá fazer a modelagem. A PNL tem um pressuposto que embasa esse comportamento: " Se uma pessoa pode, qualquer pessoa pode." 
Esse pressuposto inibe Crenças Limitantes e expande a consciência para um aprendizado de padrões mentais que levam a desempenhos excepcionais.

Pode-se, desta forma, Modelar qualquer comportamento. 

É válido lembrar que tudo aquilo que reconhecemos como agradável, está inserido em nossa Programação Neurológica, portanto, apenas estamos procurando uma maneira de aflorar capacidades que façam acontecer aquilo que vemos outras pessoas fazendo. Lembre-se também que vemos o mundo de "dentro para fora", para reconhecermos, empatizarmos com algo, é preciso que isso já esteja instalado em nosso "banco de dados", mesmo que conscientemente esteja "indisponível". Nesse momento a Modelagem é uma técnica fantástica para despertar capacidades, fazê-las evoluir e com isso transformar a nossa vida.

Qualquer pessoa pode fazer modelagem. A partir do momento que sente a necessidade de algo, isso significa que está despertando a capacidade de fazer acontecer, dentro de si mesma.

A única coisa que AINDA me aborrece um pouquinho, é o fato de que apesar de eu estar disponível para ajudar pessoas nesse sentido, ainda tem algumas que preferm invejar e copiar simplesmente, sem aprender o como fazer, e consequentemente, sem evoluir como pessoa.

O que eu faço? Sigo em frente e desejo que todos encontrem seus caminhos para a felicidade. Isso eu "modelei" há muito tempo de um ser humano fantástico, que foi minha mãe.

Simples assim.


4 comentários:

  1. Claire, parabéns pela postagem..... Simplesmente essa veio em ótima hora para a minha carreira ....

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana Graziele, fico feliz , pois a ideia era justamente ajudar quem está vivendo situações semelhantes. Desejo a você todo o sucesso em sua carreira.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!