Em PNL usamos um Pressuposto que diz: O que é simples é certo e o que é certo é simples!!!
Podemos perceber a verdade disso quando observamos o comportamento das pessoas, como por exemplo em relação aos jogos da Copa que está acontecento no Brasil agora; pessoas que ficam indignadas quando um jogador da seleção brasileira é maldosamente atingido e não há punição. Estão certas, é revoltante ver um ser humano sofrendo e não haver qualquer atitude para impedir que isso aconteça novamente ou mesmo que os responsáveis não sejam devidamente punidos, impedidos de continuar com atitudes nocivas.
Então eu fico pensando que tem algo que não está muito lógico nisso tudo, porque essas mesmas pessoas que esbravejam contra atitudes antidesportivas, fazem apologia a uma prática comum em nosso país, a "Lei do Gerson", a mania de levar vantagem em tudo!!! Doa a quem doer, desde que o seu lado fique bem.
Estou falando de figuras públicas que esbravejam numa situação dessas, mas são apoiadores da famosa campanha Criança Esperança, que é uma vergonha nacional, pois temos impostos para arcar com a educação, saúde e manutenção dos cidadãos de qualquer idade, apenas eles não são usados devidamente; mas isso poucos lembram, e ainda acham maravilhoso fazer um show para pedir mais dinheiro à população para pagar uma conta que já foi paga inúmeras vezes através da altíssima carga de impostos que suportamos!
Estou falando das tragédias que ocorrem devido a motoristas embriagados. Todos são contra, mas ninguém lembra disso enquanto está na "balada" no churrasco, no "happy hour"; isso só vale "para os outros".
Ah, mas o que uma coisa tem a ver com a outra?
TUDO!
Estou falando de exigirmos correção quando agimos com a mesma correção. É muito fácil exigir a perfeição dos outros e aceitarmos, validarmos e acharmos desculpas para todas as nossas próprias fraquezas, imperfeições e erros.
Vou mais além, se aceitamos que nosso país não pode arcar com as necessidades de seu povo, quando esse mesmo povo paga , e muito, para isso, que moral temos para querer que quem quer que seja, aja corretamente conosco?
Ah...mas isso é exagero!!!!
Apenas é VERDADE!
Estou falando de ÉTICA, de fazer as coisas direito sempre, não só quando nos é conveniente!
Costumo dizer aos meus alunos que ÉTICA é aquilo que fazemos quando ninguém está vendo e mesmo assim nos comprometemos com a justiça, a moral e a responsabilidade.
Não sou contra defendermos nossos jogadores, mas sou também a favor de defendermos nossa dignidade como nação soberana, nosso povo, como cidadãos com direitos que devem ser garantidos pelos deveres que cumprem.
Não sou contra ajudar quem precisa, sou contra criar uma máquina para arrecadar NOVAMENTE fundos, para pagar uma conta que é paga todos os dias por quem trabalha honestamente. sou contra fazer disso motivo para criar um circo e uma feira de vaidades, onde só quem tem "prestígio" aparece, e os menos favorecidos são usados para demonstrar o quão maravilhosos e generosos são os artistas e as autoridades que "apoiam" essa causa.
Dou o exemplo do Criança Esperança porque é um dos mais bem articulados planos para enganar uma população que já vi. Mas existem muitas outras falcatruas disfarçadas de ações sociais. Se esse país fosse realmente ético, não precisaríamos criar campanha nenhuma para ajuda, ela seria garantida pelos poderes instituídos para tal.
É uma vergonha termos criaturas espalhando por aí que acabamos com o analfabetismo, quando na realidade aumentamos a ignorância dos nossos alunos, que antes atingia apenas aqueles que não tinham educação básica e hoje se estende até os cursos de graduação!! É uma vergonha a incapacidade de entender nossa gramática que a maioria, sim a GRANDE MAIORIA dos universitários tem hoje em dia! Isso porque para garantir elevados índices de alfabetização, ao invés de ensinar as crianças, diminuiu-se as exigências e implantou-se um programa para "fazer passar de ano" independente da capacidade demonstrada!!!
Estamos perdendo nossa língua mãe, as pessoas não sabem conjugar verbos, falar corretamente, escrever ou mesmo se comunicar corretamente. Isso cria um círculo vicioso.
E onde entra a ética nisso?!!!
Justamente naquele momento em que os pais exigem que os professores aprovem seus filhos, cobram da escola uma educação que não dão em casa e tornam-se belicosos se o filho é repreendido! Processos, indignação e revolta, é isso que um professor recebe hoje se chamar a atenção de um alunomal educado pelos pais!
É disso que estou falando.
A Ética ou a falta dela está demonstrada todos os dias no trânsito, quando ao manobrar um carro o motorista bate em outro, mas como não tem ninguém vendo, vai embora tranquilamente. Outros quase causam acidentes e ao serem repreendidos sentem-se indignados, pois se consideram inocentes!!!!
A falta de ética está numa sociedade que permite que um assassino, que matou por estar a 190 km por hora, dirigindo embriagado, esteja livre e usufruindo de todos os benefícios inerentes ao cidadão correto!
A ética falta quando usam as vagas de deficientes e idosos e se sentem ultrajados quando são repreendidos!!! A ética falha quando se pára o carro em local proibido "só por um instantinho", simplesmente porque estacionar em local seguro e adequado não é confortável o suficiente!
A ética falta quando se recebe por uma aplicação bancária uma compensação ínfima, mas ao ter que pagar valores em atrasos, cobram-se juros exorbitantes, e ninguém faz nada a respeito.
Não temos ética quando as funções são exercidas por pessoas que não tem qualificação para tal, mas possuem "contatos" que lhes facilitam isso.
A ética falha quando um policial tem que pagar pelas balas que dispara de seu revólver obsoleto quando entra em confronto com bandidos munidos das mais modernas armas.
Então, senhoras e senhores, vamos ser sensatos e antes de exigir que os outros sejam perfeitos, cuidemos mais das nossas atitudes.
É impossível ser "meio" ético. Ética ou você tem ou não tem em sua vida!
É impossível ser "meio" ético. Ética ou você tem ou não tem em sua vida!
Simples assim.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!