Muitas vezes eu sinto uma vontade enorme de colocar uma placa dessas em alguns trabalhos divulgados como "cursos de/com PNL".
É impressionante a quantidade de cursos "fast food" que surgiram nos ultimos tempos, sobre os mais diversos assuntos, e a PNL não ficou de fora. O que essas pessoas querem é ganhar dinheiro, não importa como.
Costumo falar com meus alunos que fazer um seminário num final de semana e achar que já sabe tudo de PNL, é o mesmo que fazer um curso de medicina em 6 meses e sair por aí fazendo cirurgias!!!!
Vamos usar a medicina como paralelo, pois ela trabalha com o corpo e a mente dos pacientes. Mesmo um médico formado tem OBRIGAÇÃO LEGAL de fazer residência, para ser médico de especialidades PRECISA COMPROVAR a especialização e a RESIDÊNCIA na área!!!
Só porque no Brasil a PNL ainda não é reconhecida como uma matéria acadêmica, não quer dizer que se possa tratá-la com tanto descaso.
Eu tenho assistido estarrecida pessoas que se dizem Master em PNL, apresentarem o assunto com uma incapacidade de leigos!!! Que mestria é essa? A mestria adquirida simplesmente por ter pago um curso, para quem não estava se importando com a qualidade do aprendizado?!!!
Fico pensando que é preciso fazer algo!
Por isso estou escrevendo esse artigo.
PNL não é um curso que você faz e um belo dia resolve divulgar, sem ter experimentado, testado, usado, vivido. Ela é tão prática quanto teórica. É importante conhecer a teoria e também vivenciá-la. É fundamental fazer RESIDÊNCIA em PNL para aprender a atender as pessoas, é importante passar pelo processo de fonoaudiologia e oratória, para aprender a ensinar PNL.
Acima de tudo, é importante estar comprometido com o que se faz.
Sou contra as turmas enormes de PNL como se fosse cursinho pré-vestibular. Sou a favor de turmas em que se possa observar e orientar o desempenho, o aprendizado e as dificuldades de cada participante; em que se dê realmente atenção à pessoa que está recebendo as primeiras informações sobre o assunto.
Sabemos que as pessoas ao receberem uma nova informação são como crianças, estão aprendendo a aprender, e se esse processo não for feito com seriedade, ética e responsabilidade, será um desastre.
A situação fica mais séria ainda quando se observa a nova moda: SER COACH!
Me dá muito medo ver pessoas que fizeram algumas horas de curso, acharem que podem interferir na vida de pessoas e profissionais com autoridade para mudar rumos!!!!
É o mesmo que fazer cirurgia plástica em saletas de fundo de quintal! Fazer cirurgia na mesa da cozinha!!!
Sei que a imagem é pesada, mas a situação está ficando cada vez mais séria! O que tenho visto de pessoas desajustadas após receberem orientações de supostos "coachs", é apavorante.
O Coaching necessita muito da PNL para ser eficaz. Sem conhecer como as pessoas funcionam é impossível orientá-las!
É fundamental estudar muito, entender mesmo, dedicar-se de verdade e comprometer-se com os resultados para exercer a PNL.
Simples assim!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!