terça-feira, 5 de agosto de 2014

Seminário FINANÇAS PESSOAIS


                     

A relação com dinheiro afeta TODAS as áreas da vida de uma pessoa. O mais interessante é que essa relação se cria na mais tenra idade, através de Programação Neurológica que a pessoa recebe.

Desde muito cedo indivíduo mantém crenças e valores em relação ao dinheiro, desde a forma de obtê-lo até a importância que ele tem em sua vida.

Quando falo sobre isso em meus Seminários e Palestras, muitas pessoas sentem um desconforto imediato.

A verdade é que poucas pessoas sabem como lidar com o dinheiro de maneira assertiva. Algumas são comandadas por ele, outras são suas vítimas, tem aquelas que pensam que o dominam e acabam gastando suas vidas para controlá-lo, outras conseguem manter uma relação saudável com ele.
O que faz com que essas pessoas tenham comportamentos tão diferentes sobre o mesmo assunto? As crenças que essas pessoas têm sobre dinheiro determinam suas capacidades e seu comportamento na vida financeira.
Para as empresas pode parecer que isso não lhes compete, uma vez que é um assunto de foro íntimo de cada colaborador, porém, pessoas com problemas financeiros tornam-se desatentas, irritadas, instáveis e agressivas.

Ter ou não ter dinheiro para as mais diferentes necessidades remete uma pessoa à sua capacidade de se manter; quando essa capacidade não é suficiente, atinge a dignidade humana. É o que vemos pelas ruas, pessoas vivendo uma vida alienada das necessidades mais básicas, se tornando arremedos de si mesmas.

Essa  pode parecer uma visão extremista da situação, mas a falta de recursos financeiros no mundo atual, pode levar pessoas a entrarem em choque com a sociedade.

Um profissional com problemas financeiros não consegue concentrar-se devidamente em suas tarefas, torna-se irritado e pessimista, comprometendo o ambiente de trabalho.

Quando as pessoas aprendem a reprogramar suas crenças sobre o dinheiro, quando aprendem a obter os melhores resultados com o dinheiro que recebem; quando aprendem como planejar e obter resultados fantásticos, simplesmente controlando seu dinheiro, começam a alcançar seus objetivos, realizar sonhos, tornam-se muito mais motivadas e entusiasmadas com a vida pessoal e profissional.

Simples assim!








terça-feira, 29 de julho de 2014

SEMINÁRIO LIDERANÇA E ÉTICA


Venha participar de uma turma exclusiva para profissionais que querem progredir e liderar seus times com honra e ética!

Trabalharemos os assuntos que mais impactam no perfil do verdadeiro Líder: Ética, Responsabilidade, Carisma, Paixão pela vida e Coragem.

A hora é agora e a turma é essa!

Simples assim!

domingo, 27 de julho de 2014

SEMINÁRIO MAQUIAVEL PARA MULHERES



Realização: Setembro 2014 em Curitiba. Vagas limitadíssimas. Garanta já a sua!

Se você não mora em Curitiba e quiser esse Seminário em sua cidade, entre em contato: claimk@gmail.com ou pelo telefone 41 9699 9645 (TIM).



quarta-feira, 23 de julho de 2014

FORMAÇÃO EM PNL - Turmas em Curitiba e Arapongas



Curitiba - Março a Outubro 2017
Arapongas - Abril a Novembro 2017



O Practitioner Business (Nível inicial da formação em Programação Neurolinguística com ferramentas para Gestão de Carreira) terá duas turmas iniciando no primeiro semestre: Curitiba (março) e Arapongas (abril)

Esse curso tem ênfasea ênfase em Self Coaching, assim o aluno pode resolver as suas dificuldades de uma maneira rápida e eficaz.

As inscrições já estão abertas: performance@performancecursos,com.br

Seja a solução que a sua vida e carreira merecem!

Simples assim!

domingo, 6 de julho de 2014

A Linguagem Corporal e o Carisma


A comunicação é composta por 3 elementos: Palavra (Significado - Conteúdo), Tom de Voz e Postura (Linguagem Corporal). A influência de cada um é a seguinte:



A Postura tem um impacto maior que o Tom de Voz e o Significado das Palavras juntos!!!! Então ao falarmos de Carisma, precisamos falar de Postura Corporal.

As pessoas carismáticas não imitam outras pessoas, elas são verdadeiras em suas posturas, isso não quer dizer que elas precisam nascer carismáticas. O carisma pode ser desenvolvido através do aperfeiçoamento de algumas capacidades, tais como: modo de andar, postura da coluna vertebral, contato visual e audição cuidadosa. Todas essas capacidades podem ser otimizadas com as técnicas de PNL. O Rapport, a Calibragem, as Âncoras, os Sistemas Representacionais e outras técnicas de PNL são fundamentais para se ter uma Linguagem Corporal carismática. Já sabemos que conhecimento é poder,  com as técnicas de PNL esse poder é aumentado!

O carisma pode ser desenvolvido a qualquer tempo, é possível "ligá-lo" e "desligá-lo". Alguns astros do cinema e da música costumam mostrar-se extremamente carismáticos em seus trabalhos, e absolutamente tranquilos e "normais" na vida privada.

O principal ingrediente para se ter uma Postura Corporal carismática é ter autoestima. 

Quando uma pessoa é feliz consigo mesma, ela tem uma postura confiante, transmite segurança em cada movimento, no seu olhar, no seu tom de voz; automaticamente é uma pessoa carismática.

O Carisma é mais que simplesmente criar uma boa primeira impressão, é algo que cria uma empatia definitiva, uma ligação invisível, mas resistente. O Carisma cria pontes, laços, elos e vínculos. É possível desenvolver atitudes que criem postura carismática, desde que primeiro se desenvolva a capacidade de se sentir bem com essa postura.

Com PNL é possível descobrir a melhor maneira de desenvolver as capacidades necessárias para ser um Líder Carismático.

Simples assim!



Ética...ou você tem ou não tem!!!




Em PNL usamos um Pressuposto que diz: O que é simples é certo e o que é certo é simples!!!

Podemos perceber a verdade disso quando observamos o comportamento das pessoas, como por exemplo em relação aos jogos da Copa que está acontecento no Brasil agora;  pessoas que ficam indignadas quando um jogador da seleção brasileira é maldosamente atingido e não há punição. Estão certas, é revoltante ver um ser humano sofrendo e não haver qualquer atitude para impedir que isso aconteça novamente ou mesmo que os responsáveis não sejam devidamente punidos, impedidos de continuar com atitudes nocivas.

Então eu fico pensando que tem algo que não está muito lógico nisso tudo, porque essas mesmas pessoas que esbravejam contra atitudes antidesportivas, fazem apologia a uma prática comum em nosso país, a "Lei do Gerson", a mania de levar vantagem em tudo!!! Doa a quem doer, desde que o seu lado fique bem.

Estou falando de figuras públicas que esbravejam numa situação dessas, mas são apoiadores da famosa campanha Criança Esperança, que é uma vergonha nacional, pois temos impostos para arcar com a educação, saúde e manutenção dos cidadãos de qualquer idade, apenas eles não são usados devidamente; mas isso poucos lembram, e ainda acham maravilhoso fazer um show para pedir mais dinheiro à população para pagar uma conta que já foi paga inúmeras vezes através da altíssima carga de impostos que suportamos! 

Estou falando das tragédias que ocorrem devido a motoristas embriagados. Todos são contra, mas ninguém lembra disso enquanto está na "balada" no churrasco, no "happy hour"; isso só vale "para os outros".

Ah, mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

TUDO!

Estou falando de exigirmos correção quando agimos com a mesma correção. É muito fácil exigir a perfeição dos outros e aceitarmos, validarmos e acharmos desculpas para todas as nossas próprias fraquezas, imperfeições e erros.

Vou mais além, se aceitamos que nosso país não pode arcar com as necessidades de seu povo, quando esse mesmo povo paga , e muito, para isso, que moral temos para querer que quem quer que seja, aja corretamente conosco?

Ah...mas isso é exagero!!!!

Apenas é VERDADE!

Estou falando de ÉTICA, de fazer as coisas direito sempre, não só quando nos é conveniente!

Costumo dizer aos meus alunos que ÉTICA é aquilo que fazemos quando ninguém está vendo e mesmo assim nos comprometemos com a justiça, a moral e a responsabilidade.

Não sou contra defendermos nossos jogadores, mas sou também a favor de defendermos nossa dignidade como nação soberana, nosso povo, como cidadãos com direitos que devem ser garantidos pelos deveres que cumprem.

Não sou contra ajudar quem precisa, sou contra criar uma máquina para arrecadar NOVAMENTE fundos, para pagar uma conta que é paga todos os dias por quem trabalha honestamente. sou contra fazer disso motivo para criar um circo e uma feira de vaidades, onde só quem tem "prestígio" aparece, e os menos favorecidos são usados para demonstrar o quão maravilhosos e generosos são os artistas e as autoridades que "apoiam" essa causa. 

Dou o exemplo do Criança Esperança porque é um dos mais bem articulados planos para enganar uma população que já vi. Mas existem muitas outras falcatruas disfarçadas de ações sociais. Se esse país fosse realmente ético, não precisaríamos criar campanha nenhuma para ajuda, ela seria garantida pelos poderes instituídos para tal.

É uma vergonha termos criaturas espalhando por aí que acabamos com o analfabetismo, quando na realidade aumentamos a ignorância dos nossos alunos, que antes atingia apenas aqueles que não tinham educação básica e hoje se estende até os cursos de graduação!! É uma vergonha a incapacidade de entender nossa gramática que a maioria, sim a GRANDE MAIORIA dos universitários tem hoje em dia! Isso porque para garantir elevados índices de alfabetização, ao invés de ensinar as crianças, diminuiu-se as exigências e implantou-se um programa para "fazer passar de ano" independente da capacidade demonstrada!!!

Estamos perdendo nossa língua mãe, as pessoas não sabem conjugar verbos, falar corretamente, escrever ou mesmo se comunicar corretamente. Isso cria um círculo vicioso. 

E onde entra a ética nisso?!!!

Justamente naquele momento em que os pais exigem que os professores aprovem seus filhos, cobram da escola uma educação que não dão em casa e tornam-se belicosos se o filho é repreendido! Processos, indignação e revolta, é isso que um professor recebe hoje se chamar a atenção de um alunomal educado pelos pais!

É disso que estou falando.

A Ética ou a falta dela está demonstrada todos os dias no trânsito, quando ao manobrar um carro o motorista bate em outro, mas como não tem ninguém vendo, vai embora tranquilamente. Outros quase causam acidentes e ao serem repreendidos sentem-se indignados, pois se consideram inocentes!!!! 

A falta de ética está numa sociedade que permite que um assassino, que matou por estar a 190 km por hora, dirigindo embriagado, esteja livre e usufruindo de todos os benefícios inerentes ao cidadão correto!

A ética falta quando usam as vagas de deficientes e idosos e se sentem ultrajados quando são repreendidos!!! A ética falha quando se pára o carro em local proibido "só por um instantinho", simplesmente porque estacionar em local seguro e adequado não é confortável o suficiente!

A ética falta quando se recebe por uma aplicação bancária uma compensação ínfima, mas ao ter que pagar valores em atrasos, cobram-se juros exorbitantes, e ninguém faz nada a respeito. 

Não temos ética quando as funções são exercidas por pessoas que não tem qualificação para tal, mas possuem "contatos"  que lhes facilitam isso.

A ética falha quando um policial tem que pagar pelas balas que dispara de seu revólver obsoleto quando entra em confronto com bandidos munidos das mais modernas armas.

Então, senhoras e senhores, vamos ser sensatos e antes de exigir que os outros sejam perfeitos, cuidemos mais das nossas atitudes.

É impossível ser "meio" ético. Ética ou você tem ou não tem em sua vida!

Simples assim.



sexta-feira, 4 de julho de 2014

PNL VERDADEIRA


Muitas vezes eu sinto uma vontade enorme de colocar uma placa dessas em alguns trabalhos divulgados como "cursos de/com PNL".

É impressionante a quantidade de cursos "fast food" que surgiram nos ultimos tempos, sobre os mais diversos assuntos, e a PNL não ficou de fora. O que essas pessoas querem é ganhar dinheiro, não importa como.

Costumo falar com meus alunos que fazer um seminário num final de semana e achar que já sabe tudo de PNL, é o mesmo que  fazer um curso de medicina em 6 meses e sair por aí fazendo cirurgias!!!!

Vamos usar a medicina como paralelo, pois ela trabalha com o corpo e a mente dos pacientes. Mesmo um médico formado tem OBRIGAÇÃO LEGAL de fazer residência, para ser médico de especialidades PRECISA COMPROVAR a especialização e a RESIDÊNCIA na área!!!

Só porque no Brasil a PNL ainda não é reconhecida como uma matéria acadêmica, não quer dizer que se possa tratá-la com tanto descaso.

Eu tenho assistido estarrecida pessoas que se dizem Master em PNL, apresentarem o assunto com uma incapacidade de leigos!!! Que mestria é essa? A mestria adquirida simplesmente por ter pago um curso, para quem não estava se importando com a qualidade do aprendizado?!!!

Fico pensando que é preciso fazer algo!

Por isso estou escrevendo esse artigo.

PNL não é um curso que você faz e um belo dia resolve divulgar, sem ter experimentado, testado, usado, vivido. Ela é tão prática quanto teórica. É importante conhecer a teoria e também vivenciá-la. É fundamental fazer RESIDÊNCIA em PNL para aprender a atender as pessoas, é importante passar pelo processo de fonoaudiologia e oratória, para aprender a ensinar PNL.

Acima de tudo, é importante estar comprometido com o que se faz.

Sou contra as turmas enormes de PNL como se fosse cursinho pré-vestibular. Sou a favor de turmas em que se possa observar e orientar o desempenho, o aprendizado e as dificuldades de cada participante; em que se dê realmente atenção à pessoa que está recebendo as primeiras informações sobre o assunto.

Sabemos que as pessoas ao receberem uma nova informação são como crianças, estão aprendendo a aprender, e se esse processo não for feito com seriedade, ética e responsabilidade, será um desastre.

A situação fica mais séria ainda quando se observa a nova moda: SER COACH!

Me dá muito medo ver pessoas que fizeram algumas horas de curso, acharem que podem interferir na vida de pessoas e profissionais com autoridade para mudar rumos!!!!

É o mesmo que fazer cirurgia plástica em saletas de fundo de quintal! Fazer cirurgia na mesa da cozinha!!!

Sei que a imagem é pesada, mas a situação está ficando cada vez mais séria! O que tenho visto de pessoas desajustadas após receberem orientações de supostos "coachs", é apavorante.

O Coaching necessita muito da PNL para ser eficaz. Sem conhecer como as pessoas funcionam é impossível orientá-las!

É fundamental estudar muito, entender mesmo, dedicar-se de verdade e comprometer-se com os resultados para exercer a PNL.

Simples assim!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Visualização Criativa


“Nada acontece a menos que sonhemos antes.”

                                             Carl Sandburg

Na verdade, sonhar é preciso!

Uma das ferrramentas da PNL é a Visualização Criativa. É um processo de criar seu futuro através de imagens, informações e detalhes.

Os detalhes são importantíssimos. O sonho não aceita a preguiça. O sonho bem sonhado é aquele que nos fornece detalhes e sensações específicas.

Imagine que você deseja fazer um curso superior, uma especialização, um mestrado  ou doutorado. Saber onde quer fazer esse curso, quando, como chegar até o momento do curso e o mais importante, o porquê você quer fazer esse curso, o que ele trará de resultado e valor para sua vida.

O sonho não precisa ser com coisas materiais, pode ser com um  companheiro, uma companheira. Sempre nos meus cursos eu falo para as alunas solteiras que, ao sonhar com o companheiro ideal, detalhem o máximo possível, pois ao "pedir" apenas um bom marido, podem receber um bom marido indiano, e terão que lavar os pés da sogra, que é uma regra na cultura indiana, mas nada comum para a cultura ocidental.

Se o sonho for muito pequeno e fácil de concretizar, não trará o prazer da conquista. Se for grande demais, além das possibilidades normais, pode tornar-se uma frustração. Sonhar com coisas que realmente você queira realizar, e que seja humanamente possível fazer, no tempo que você determinar, é o mais adequado.

Para que você tenha sucesso ao realizar seus sonhos é muito importante atender aos seguintes requisitos:

1. Colocar uma data para a realização do sonho. Sem data, pode ser que nunca você realmente consiga realizar seu sonho.

2. Se informar sobre todos os detalhes para realizar seu sonho. A generalização pode levar você a uma frustração.

3. Tem um propósito para esse sonho em sua vida. Sonhar só por sonhar é pura perda de tempo. Você vai gastar tempo, envolver emoções e dedicar-se a esse sonho. Se ele não agregar valor a sua vida, você terá feito um grande desperdício.

Comece fazendo uma lista dos seus desejos para sua vida. Seja muito sincero com você mesmo.

Depois começe a imaginar esses desejos realizados, como será sua vida, o que você fará, e o que mais, o que mais...etc.

Então busque figuras (de revistas, da internet, de jornais) que representem seu sonho. Cole essas figuras em um caderno ou em folhas avulsas para formar um álbum. O importante é que esse caderno ou álbum fique sempre à vista para que você mantenha contato constante com seu sonho. Ao recortar as figuras ou buscá-las em outras fontes, você começa a ensinar sua mente a se acostumar com a ideia do seu sonho, começa a visualizar aquilo que você irá tornar realidade em sua vida. O ato de recortar distrai  sua mente consciente e permite que seu subconsciente saiba o que você deseja.

Um sonho é um projeto constituído de duas partes distintas: a parte emocional e criativa e a parte racional e prática.

Por exemplo: Uma pessoa que sonha com uma viagem para a Itália:

Essa pessoa imaginará como será quando ela estiver lá, por onde irá passear, como se sentirá ao conhecer lugares famosos como a Torre de Pisa, ou passear de Gôndola em Veneza, ou conhecer o Vaticano, ou o Coliseu, etc.
A parte prática se informará sobre o custo da passagens, da hospedagem, se irá numa excursão ou por conta própria; procurará saber algo sobre o idioma, os costumes, os horários das atrações turísticas, as advertências a turistas, etc.

Outro exemplo: Alguém que deseja conquistar um emprego em determinada empresa:

A parte emocional preverá a alegria de conquistar o cargo e os benefícios que dele advirão, como seu "ego" será inflado pelo sucesso, o poder decorrente do cargo, etc.
A parte prática  buscará informações da qualificação necessária para se candidatar e vencer a disputa pelo cargo, os horários de trabalho, os requisitos de tempo e possíveis ausências de casa por viagem, etc.

Isso demonstra que só sonhar não basta, mas sem sonhar nada acontece.

Eu convido você a fazer a partir de hoje um Álbum dos Sonhos, com detalhes de tudo o que você deseja para sua vida. Será divertido e você se surpreenderá com os resultados.

Vamos lá! Sonhar, sonhar...e realizar muitas coisas maravilhosas em sua vida!!!

Simples assim!




segunda-feira, 26 de maio de 2014

Comemore ser você

-

A receita para ser feliz é saber reconhecer a Felicidade.

É relativamente fácil entender esse conceito, mas um pouco mais desafiante praticá-lo.

Geralmente ao parabenizar uma pessoa pelo seu aniversário, costumo incluir na mensagem que crio especialmente para aquela pessoa, a frase: Comemore ser você!

Já tive problemas por causa disso, pois a pessoa entendeu como ironia.

A realidade é que eu desejo a cada pessoa a felicidade de reconhecer-se como um ser único e completo, com capacidades e virtudes capazes de levá-la para onde ela desejar.

Quando eu explico isso, algumas pessoas me dizem que o problema é que não sabem para onde querem ir, e quando sabem, não acreditam que possam conseguir chegar ao final de seus objetivos, realizá-los e então ser feliz.

Aí está! É muito comum o conceito de que a felicidade está nas coisas realizadas, nas tarefas cumpridas, no sonho concretizado, nas etapas vencidas, nos resultados de sucesso, nas atitudes reconhecidas e que recebem aprovação e aplausos dos outros.

Ser feliz também é isso, mas é um exercício constante de reconhecimento de si mesmo, de validação, de experimentação, de entendimento, de aceitação e de contemplação. É saborear os momentos, viver o presente intensamente.

Ser feliz é estar conectado com seu "eu", em tudo o que você faz; pois quando se faz o que os outros querem, não se tem a garantia de sentir plenitude com isso. Ser feliz é validar a si mesmo, se permitir exercer a sua ecologia para ser  congruente com sua vida. Ser feliz é experimentar, é fazer, mesmo que o resultado ainda não seja conhecido. Ser feliz é entender que somos falíveis, por isso a perfeição algumas vezes não está presente em nossos atos; mas a bondade, a ética e a responsabilidade devem estar. Ser feliz é aceitar os resultados como eles são, neutros, e extrair deles o que é bom, descartar o que é ruim, consertar, melhorar, aprimorar. Ser feliz é dedicar um tempo para realmente enxergar o que as suas atitudes provocam; ter tempo para saborear o prazer do resultado positivo, e sabedoria para aprender com o resultado negativo.

Ser feliz é ser capaz de entender que mesmo quando as coisas estão ruins, o fato de se ter consciência da diferença entre o ruim e o bom, o ótimo e o excelente, é uma benção! Entender que nossa capacidade de compreender as coisas é que nos faz saber a diferença entre o que nos faz bem e o que nos prejudica.

Costumo dizer aos meus alunos: _ Está respirando? Então tem solução!

Nosso combustível é o oxigênio, sem ele não pensamos, não sentimos, não comemos, não fazemos nada.

E quantas vezes você percebe como é maravilhoso conseguir respirar normalmente? Quantas vezes você agradece ao seu corpo e à sua mente por conduzir você em segurança durante um dia inteiro? Já pensou que essa combinação fantástica corpo&mente faz isso a sua vida toda?!! Essa parceria só acontece porque VOCÊ escolhe que assim seja!

Você pode ter qualquer emprego, cargo ou título, mas é o CEO*  da sua EXISTÊNCIA.

Por isso, se você está lendo esse artigo e entendendo, comemore muito ser você!

Valorize suas capacidades, desenvolva-as, descubra novas, exercite-as, aproveite aquilo que você já conquistou, reconheça e agradeça.

A gratidão é um meio de aceitar e reconhecer tudo em nossa vida. Se não tivermos gratidão, seremos eternos descontentes.

Simplifique sua vida, diminua o ritmo por alguns minutos, concentre-se na sua respiração e sinta o seu corpo, tome consciência de sua existência e da sua capacidade de ter chegado até o dia de hoje.

Fique alguns minutos em silêncio, prestando atenção na sua respiração, perceba quantos pensamentos passam em velocidade espantosa por sua mente. Continue prestando atenção na sua respiração, tornando-a o mais suave e profunda que conseguir. Deixe os pensamentos irem com a mesma velocidade que vieram, e concentrando-se na sua respiração, comece a perceber cada parte do seu corpo. 

Quando atingir o nível de conseguir relaxar com sua respiração, comece a pensar em seus projetos, em seus sonhos, de maneira positiva, no campo das possibilidades ilimitadas, comece a criar um propósito: pode ser um plano de vida, um plano para ter uma noite tranquila e um sono reparador, um plano para curar seu corpo, um plano para curar sua vida.

Você pode fazer isso, em pé, sentado ou deitado. É um excelente exercício para combater a insônia. É poderoso para que você tenha uma excelente noite e realmente descanse. É fantástico para que você comece a criar o hábito de dedicar um tempo para você e para seus pensamentos, sonhos, projetos e necessidades.

O tempo gasto num exercício desses pode ser de 5 minutos a algumas horas, você decide. Você escolhe. O importante é que você aprenda a comemorar ser quem você é. Se por acaso, algo não está ok, use o processo de respiração e comece a criar uma mudança.

Simples assim!

*CEO = Chief Executive Officer - é a pessoa de maior autoridade na hierarquia de uma empresa.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Os dois lados do Sucesso



Alcançar o sucesso não é o ponto final na vida, na carreira ou na capacidade de uma pessoa. É o começo de outros projetos, outros sonhos, outras atividades. 

Mas, é comum as pessoas chegarem ao final de um projeto e se sentirem cansadas, perderem o ânimo e nem mesmo comemorar conseguem!

Se você tem um sonho, um objetivo, um projeto, prepare-se para ir além do final, além do momento em que garantir o sucesso. Prepare-se para saborear a vitória, reserve um tempo para aproveitar seu sucesso. Caso contrário, porque você se empenhou tanto?!!! O sucesso gosta de gratidão e atenção, senão ele se vai da mesma forma que veio.

Algumas pessoas fazem um sucesso enorme e depois não conseguem manter o mesmo nível de resultados, daí vem o desânimo, a frustração e acabam sendo os maiores adversários de si mesmas.

Por isso que eu costumo mostrar aos meus alunos como planejar um objetivo, como tornar um sonho realidade e não pesadelo.

O importante é a continuidade. E justamente aí reside o maior problema do sucesso nos dias atuais. As pessoas querem um resultado rápido, e resultados assim nem sempre são precedidos de um planejamento adequado. Mas no mundo de hoje, um mundo de "fast food", de resultados imediatos, de pressa e de "stress", não sobra muito espaço para o tradicional planejamento. Mesmo que TODAS as faculdades de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Publicidade e demais cursos da área, ensinem, demonstrem, usem e exijam planejamento estratégico, planejamento financeiro, planejamento de tudo, as pessoas se formam, terminam seus cursos e saem correndo atrás de resultados. O planejamento muitas vezes é atropelado nesse processo ávido por ganhar, chegar na frente. É por isso que quando essas pessoas atingem um resultado, não sabem o que fazer depois dele.

Quando realizo um Consultoria empresarial, é comum eu falar da necessidade de criar um plano de desenvolvimento sustentável; até aí vejo muitas cabeças concordando comigo, mas quando digo que o primeiro passo é preparar a equipe de colaboradores, através de cursos, seminários e palestras, já começo a ver narizes torcidos e caretas, as cabeças passam a acenar negativamente. A maioria dos empresários faz um discurso politicamente correto sobre entender a importância do desenvolvimento da equipe, mas que no momento precisam sanar problemas mais urgentes. E o descaso com o desenvolvimento, o envolvimento com a estimulação da equipe de colaboradores fica em segundo, terceito...último plano. Também não há muito tempo para planejar, costumo dizer que esse tipo de atitude é o mesmo que "apagar fogo com gasolina", só piora a situação a médio e longo prazo. 

Então o ambiente corporativo passa a ser apenas um amontoado de resultados imediatos, de remendos, de consertos, de desperdício de tempo, dinheiro e energia. Não estou falando só de empresas pequenas, quanto maior, pior fica, mais engessada fica. As empresas se orgulham de sua Missão, Visão e Valores (que as faculdades ensinaram), mas essas premissas são apenas para serem colocadas em belas molduras e penduradas nas paredes, ou enfeitando os sites de última geração que possuem. Ao observar o clima organizacional, a comunicação entre os diversos departamentos e as áreas distintas, vejo abismos intransponíveis sendo mantidos e incentivados.

Vou dar um exemplo de uma empresa da área de alimentação. Num restaurante o que se espera encontrar? A primeira resposta pode ser COMIDA. Mas na verdade o que um cliente espera ao ir a um restaurante é ter uma esperiência agradável que englobe: recepção acolhedora, atendimento eficaz, comida e bebida deliciosas, ambiente agradável, tudo isso feito no tempo ideal para ele (cliente).
Mas o que acontece realmente? Ele é tratado como "mais um", o receptivo faz parecer que é um favor conseguir uma mesa para ele, o atendimento é de acordo com a boa vontade do garçon, se o cliente quiser mudar alguma coisa ou precisar de algo específico, caso seja atendido será deixado bem claro que estão fazendo algo além do normal, algo que é considerado "incomodo" para a casa; se reclamar de uma comida, corre o risco de receber o prato desfigurado ao ser devolvido, como se a comida para ser refeita teve que ser retirada do prato, ao invés de refazer o prato todo.
Este é um exemplo de un estabelecimento que tem um DONO e não um empresário no comando. As pessoas pensam que ter dinheiro para investir, automaticamente as capacita para serem gestores dos seus negócios. Isso é um ENORME engano. Se não houver um planejamento que garanta a manutenção dos objetivos, melhorá-los e expandí-los, não haverá sustentabilidade.

Apesar de haver muitas formas saudáveis e positivas de rever uma situação como esta, TODAS passam obrigatoriamente pelo desenvolvimento dos colaboradores. Enquanto os gestores não entenderem isso, continuaremos a ver um serviço deplorável sendo prestado na grande maioria dos estabelecimentos comerciais e nas empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Sei que ninguém abre uma empresa para fracassar, mas sei também que poucos abrem uma empresa para fazer as coisas da maneira correta. Muitos empresários (pequenos, médios e grandes) acreditam que existe um "jeitinho" para tudo, e de "jeitinhos em jeitinhos", a empresa até pode crescer, mas não terá sustentabilidade, tampouco será um motivo de orgulho para seus idealizadores.

Podem me dizer que o que importa é o dinheiro, e eu aceito isso, mas apenas por algum tempo, vai chegar um momento em que só o dinheiro não bastará; é nesse momento que até empresas que estão fazendo sucesso, acabam.

O mesmo acontece com os sonhos de vida pessoal; se não forem adequadamente conduzidos, mesmo que se obtenha sucesso, eles serão em vão. Pior que não ter oportunidade é descobrir que não se está preparado quando a oportunidade chega.

Eu ouço muito as pessoas dizerem que não têm tempo, porque fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Vejo na minha frente pessoas infelizes, cansadas, desmotivadas e muito frustradas. quando eu pergunto porque estão fazendo oque fazem, se isso não lhes traz felicidade, recebo em troca várias "desculpas", justificativas e percebo muita confusão. Então eu sugiro que comecem a eleger prioridades, e só depois façam planos! Assim, seus planos serão de acordo com as prioridades que perceberam. Na maioria das vezes o resultado disso é que as pessoas percebem que são felizes, mas estavam sempre querendo mais, e se sentindo aborrecidas por não conseguirem. Mal acabam de atingir uma meta, já a descartam e querem mais, mais, mais.

Sou a favor do crescimento, de seguir sempre rumo à excelência, mas sendo feliz enquanto isso, não com a ideia de que só é possivel ser feliz quando tudo estiver no seu devido lugar. A vida é dinâmica, então aproveitar cada momento é a atitude correta e mais saudável.

Assim como o sucesso pode ter seus dois lados, o fracasso também tem. Nada acontece por acaso, quando algo não tem o resultado esperado, é só parar e observar onde foi que permitimos o desvio do rumo. Pode ter certeza que foi isso que aconteceu. Fracassar não é o fim de tudo, mas uma valiosa informação do que não se deve fazer, se o resultado desejado é outro.

Você pode escolher: ter sucesso ou fracassar. Cada um desses resultados requer atitudes específicas.

Pense nisso.

Seja feliz!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

AMIZADE


Dizem por aí que amigo é para todas as horas, mas que você saberá quantos são verdadeiros, nos momentos de crise. Eu vou mais além, quer saber quantos são realmente verdadeiros? Faça sucesso, e veja quantos ficam para aplaudir!

Amigos são escolhas.

Amizade não se impõe, não se cria, é uma conquista. A amizade é uma comunhão de almas, de valores e de propósitos. Algumas amizades duram uma vida, outras chegam quando estamos partindo. 

Há muita confusão entre amizade, colegas e pessoas conhecidas. A velocidade da vida virtual transforma completos estranhos em amigos instantâneos, cria uma falsa ideia que se tem muitas pessoas que pensam como nós. Puro engano.

A amizade pode sim nascer num ambiente virtual, mas ela precisa de presença física, precisa usar outros canais para se comunicar. Tem amigos que ficam longe por muito tempo e quando voltam, o sentimento é o mesmo do início da amizade. Tem pessoas que se dizem amigas, estão muito perto, mas se revelam desconhecidas nos momentos de crise.

Um amigo não é uma muleta, um amigo é um ser especial que veio para dar mais sentido à nossa vida, para nos falar as verdades mais duras, para nos lembrar de nós mesmos, para nos apoiar e aplaudir; alguns não pedem nada em troca, esses devem esconder em algum lugar suas asas, pois são anjos. Outros amigos precisam da nossa reciprocidade, pois a amizade é um caminho de mão dupla.

Escolhemos os amigos de acordo com as nossas Crenças e Valores, sendo que as crenças nada tem a ver com religião; são as nossas verdades mais puras, são as molas motrizes da nossa existência.

Quando nossas crenças são limitadas, nossas amizades são limitadas. Então se você está se sentindo frustrado(a) com seus amigos, reveja as crenças que fizeram você atrair essas pessoas para sua vida. Se ao fazer um trabalho para tornar essas crenças ilimitadas, as amizades permanecerem, é porque são verdadeiras e evoluiram com você.

Amigo é importante para nos fazer sorrir, "cair na real", livrar da solidão, ajudar na mudança, ajudar a estudar para a prova, lembrar do regime, ser companheiro de viagem, ajudar a sair  dos problemas, e milhões de outras coisas que a vida nos oferece.

Amigo é aquele que fica quando todos vão embora. Amigo nos vê com os olhos da alma.

Hoje eu agradeço os meus amigos de verdade, que estão perto, que estão longe, aqueles que a vida escolheu para mim e aqueles que eu escolhi durante minha vida, aqueles que já fazem parte da minha vida e aqueles que irão chegar ainda.

Hoje eu proponho a você que mande um email, uma mensagem, uma carta, telefone, fale pessoalmente, para pelo menos um amigo seu, o quanto ele é importante para você. Termine a mensagem sempre com: seja feliz!

Amizade é algo tão maravilhoso que só a gratidão pode recompensá-la.

Simples assim!


MODELAGEM - A PNL COMBATENDO A INVEJA



Em PNL existe uma técnica chamada Modelagem, com a qual podemos adaptar, para nossa vida, o que outras pessoas fazem e tem um resultado que também desejamos.

As pessoas costumam falar em "inveja branca", "inveja boa", isso NÃO existe. Inveja é um sentimento deplorável, de quem não tem capacidade de viver a própria vida, e precisa viver parasitando a vida dos outros. É o recurso dos preguiçosos que se fazem de espertos, e ficam esperando outras pessoas terem sucesso para que possam copiar e se possível tirar do outro!

O invejoso vive infeliz, pois está sempre à espera que outra pessoa faça algo, para que ele, o invejoso, possa copiar, fazer igual; e sofre também porque cada pessoa é única, as coisas que dão certo para uma podem não dar certo para outra; mas o invejoso não se preocupa com isso a princípio, ele quer exatamente TUDO o que o outro tem; não descansa enquanto não consegue. Quando alcança, não sabe nem o que fazer, pois o sonho não é seu, é de outra pessoa; então, se ele não está feliz, parte para levar essa infelicidade ao outro também.

Viver perto de pessoas invejosas é uma arte! Uma vez que somos nós que escolhemos como vamos nos sentir diante das situações, ao nos depararmos com um invejoso "de carteirinha", podemos simplesmente deixar que nos copie, e seguir nossos planos, nossos projetos. O interessante é que quanto mais projetos colocamos em prática, mais agitado fica o invejoso; eu penso que em determinado momento ele chega a sentir raiva da capacidade empreendedora  da pessoa que é seu objeto de inveja.

Então, apesar de ensinar isso nos meus cursos, estou hoje pensando nas muitas pessoas que como eu, têm à sua volta, invejosos de plantão.

Vamos ensinar essas criaturas a MODELAR.

A PNL tem como objetivos básicos modelar capacidades especiais e excepcionais e ajudar para que essas capacidades se tornem transferíveis para outras pessoas. Essa modelagem se faz através da observação e mapeamento de processos bem sucedidos que levam a um desempenho excepcional. A ideia é identificar os padrões de pensamento e de ação utilizados e transformá-los em estratégias, com detalhes de cada etapa, para conseguir reproduzí-los com sucesso. 

A diferença entre a Modelagem e a Inveja, é que na modelagem o indivíduo que deseja repetir o comportamento de sucesso de outra pessoa, se coloca na posição de aprendiz, observando, trocando ideias com a pessoa a ser modelada, perguntando como um determinado processo foi feito. Nada é feito "pelas costas" da pessoa modelada. Nesse processo ocorre um crescimento, uma expansão de crenças e valores do indivídua que irá fazer a modelagem. A PNL tem um pressuposto que embasa esse comportamento: " Se uma pessoa pode, qualquer pessoa pode." 
Esse pressuposto inibe Crenças Limitantes e expande a consciência para um aprendizado de padrões mentais que levam a desempenhos excepcionais.

Pode-se, desta forma, Modelar qualquer comportamento. 

É válido lembrar que tudo aquilo que reconhecemos como agradável, está inserido em nossa Programação Neurológica, portanto, apenas estamos procurando uma maneira de aflorar capacidades que façam acontecer aquilo que vemos outras pessoas fazendo. Lembre-se também que vemos o mundo de "dentro para fora", para reconhecermos, empatizarmos com algo, é preciso que isso já esteja instalado em nosso "banco de dados", mesmo que conscientemente esteja "indisponível". Nesse momento a Modelagem é uma técnica fantástica para despertar capacidades, fazê-las evoluir e com isso transformar a nossa vida.

Qualquer pessoa pode fazer modelagem. A partir do momento que sente a necessidade de algo, isso significa que está despertando a capacidade de fazer acontecer, dentro de si mesma.

A única coisa que AINDA me aborrece um pouquinho, é o fato de que apesar de eu estar disponível para ajudar pessoas nesse sentido, ainda tem algumas que preferm invejar e copiar simplesmente, sem aprender o como fazer, e consequentemente, sem evoluir como pessoa.

O que eu faço? Sigo em frente e desejo que todos encontrem seus caminhos para a felicidade. Isso eu "modelei" há muito tempo de um ser humano fantástico, que foi minha mãe.

Simples assim.


sábado, 3 de maio de 2014

E por que não????











Hoje eu quero convidar você a acreditar ainda mais na sua capacidade!

Quero que saiba que você pode tudo aquilo que acredita que pode. Você pode estar num momento difícil da sua vida, onde os horizontes não são agradáveis, as possibilidades aparentemente são nulas e as dificuldades cada vez maiores, mas isso tudo é o que te faz ser você!

Essa é a sua vida. Esse é o seu momento, e cabe a você decidir como será daqui  para frente.

Você pode se deixar abater, se sentir injustiçado (a), entrar em depressão, adoecer, e piorar tudo um pouco mais.

Mas, você também pode, reagir, assumir o controle da sua vida, esteja ela do jeito que estiver, e decidir fazer escolhas melhores, ter resultados melhores e se necessário, consertar o que não está te fazendo feliz.

E você pode fazer isso, tenha a idade que tiver, tenha a formação que tiver, tenha a ideologia que tiver. A única coisa que você precisar ter em especial é a vontade de fazer acontecer e a crença ilimitada que se pode mudar tudo!

Muitas pessoas que hoje fazem sucesso passaram por períodos difícies, que eu prefiro chamar de desafiadores. O desafio faz com que as pessoas descubram seus limites, e muitas vezes elas se surpreendem, pois acabam indo muito além do que imaginavam, mas não fosse o desafio, jamais saberiam.

Todos os dias ao acordar estamos recomeçando! Então por que não recomeçar projetos, sonhos, ideais?

E por que não agora?

O futuro não é só amanhã, é daqui a pouco!

Levante, faça algo por você mesmo (a). Tome consciência que só você pode mudar sua vida, e quando você mudar, todo seu entorno mudará também, as pessoas, os resultados, as oportunidades!!!

Porque se você não começar, não vai terminar, e mesmo que você pense que não vale a pena, pois ainda não tem certeza se dará certo, comece assim mesmo, pois o pouco feito, ainda será muito perto do nada.

No meu curso de Practitioner em PNL eu uso o Projeto do Milhão, que tem por finalidade ajudar os alunos a conseguirem o seu primeiro milhão ou o próximo milhão para quem já tem. Nesse projeto ensino o passo-a-passo para conseguir guardar um milhão de reais. Todos os passos, emocionais e práticos, se seguidos à risca, levam o aluno a atingir seu objetivo. Alguns me falam que ao final do prazo que estabeleceram ainda não tinham o milhão, mas tinham mais dinheiro do que jamais haviam pensado que poderiam ter, se não tivessem começado o projeto.

Lembre que planejamento não pode ser algo engessado, as diretrizes de um plano de ação devem ser flexíveis  para se adaptarem à realidade, superarem obstáculos e refazerem o curso. O foco sempre no objetivo final, mas os meios podem e devem ser adaptados à melhor maneira de atingir esse objetivo com responsabilidade, ética e respeito a si e aos outros.

Então, vamos lá, comece agora algo maravilhoso para sua vida.

No Projeto do Milhão eu ensino que um sonho deve ser tão maravilhoso, que só o fato de pensar em atingí-lo já dá a sensação de  "borboletas no estômago"!!!!

Quando eu falo para você planejar algo maravilhoso para sua vida, pode ser : paz de espírito, um novo amor, um emprego maravilhoso, uma viagem à sua terra natal, uma viagem a lugares famosos, aprender algo novo, ter um filho, ter uma casa, enfim...aquilo que fará você mais completo (a), mais feliz!

Todo sonho é um desafio, pois se trata de algo que ainda não temos, não sabemos como é conviver com ele, por isso o planejamento para criar o caminho até seu sonho pode ser cheio de dúvidas, medo, vontade de desistir. Pegue o medo pela mão, mande as dúvidas tomar o remédio do esclarecimento e persista, insista, resista. Faça seu sonho acontecer.

Um aluno de Practitioner tinha o sonho de correr a São Silvestre (maratona do último dia do ano no Brasil), já era um sonho antes dele entrar para o curso, e posso dizer hoje que ele já realizou esse sonho, e fico muito feliz em ver pessoas realizadas, essas pessoas se tornam Mestres para outras pessoas, pois elas sabem como chegar ao final de um projeto e ter sucesso.

Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o mesmo resultado! 

Esse pressuposto da PNL mostra que ficar parado esperando a vida passar pode encher a sua vida de dias, mas não encherá seus dias de vida!

A hora é agora, a pessoa é você, o propósito é a felicidade. Levanta a mão quem está nessa e vai "sacudir a poeira, dar a volta por cima" e triunfar!!!!

Se você acredita que dará certo, você está certo. Se você não acredita, também está certo. Porque aquilo que você acredita, determina seus resultados.

Simples assim.





sexta-feira, 2 de maio de 2014

Agora é sua vez!



Este ano me dei de presente de aniversário este blog, onde posso falar do que gosto, do meu trabalho e das maravilhas que a PNL pode realizar na vida das pessoas.

Agora eu quero ouvir o que você pensa. 

Sei que o blog é lido em diversos lugares, até mesmo fora do Brasil, então quero sua opinião, sua dúvida, sua crítica, quero "ouvir" você. 

Pode escrever em seu próprio idioma, o importante é mandar sua mensagem. Fale sobre os assuntos que quer ler, conte suas histórias, se já estuda PNL mande um depoimento do como a PNL contribuiu para sua vida.

Vamos trocar ideias.

Aguardo você.

Simples assim!


quinta-feira, 1 de maio de 2014

A PNL e o Perdão



"Não perdoar é o mesmo que tomar veneno e 
esperar que o outro morra."
William Shakespeare


A PNL tem um pressuposto que diz: " Tudo o que acontece conosco depende da permissão que damos."

Esse pressuposto é simplesmente fantástico e age como um libertador! 
Ao aplicar essa regra em sua vida uma pessoa pode aliviar muito as tensões emocionais e eliminar as cobranças internas, que geram culpa.

Quando o ódio por alguém é constante, a pessoa não consegue ser feliz, pois sua atenção está voltada para a tristeza e a amargura que nutre pelo outro.

Percebam que usei o verbo "nutrir, no seu modo presente, pois todo sentimento pode ser alimentado, reforçado e incentivado, no momento atual. Se uma pessoa fizer isso com o ódio, ele aumentará proporcionalmente ao incentivo que receber, e pode transformar a pessoa que o nutre em alguém rancoroso, infeliz e desmotivado. Isso porque ao dar vazão ao ódio a pessoa se associa a um comportamento  compatível com o sentimento, e esse comportamento não é o de uma pessoa feliz, tampouco realizada, muito menos de sucesso.

Quando alguém sente ódio por outra pessoa fica com o corpo retesado (pronto para a briga), a respiração acelera juntamente com os batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial, enfim todo o seu corpo reage a esse sentimento de maneira agressiva, negativa e limitante.

O ódio pode ser tão intenso quanto a paixão. Quem já se apaixonou lembra que os sintomas são: pensar no outro o tempo todo; fazer coisas com o intuito de ver o outro feliz; sentir o coração disparar e a boca ficar seca só por ouvir a voz da "pessoa amada"; as pernas amolecerem e o estômago apertar quando o "ser amado" aparece; só de lembrar dessa pessoa, o pior dia se transforma em uma maravilha, tudo fica lindo! Isso tudo envolvido por um sensação gostosa de aceitação.
Quando alguém odeia outra pessoa ela sente: necessidade pensar no outro constantemente (mesmo que seja com raiva);  vontade de fazer coisas com o intuito de ver o outro infeliz;  o coração disparar e a boca ficar seca só em ouvir a voz daquela pessoa; as pernas amolecem e o estômago aperta quando o "ser odiado" aparece; só em lembrar que essa pessoa existe, o melhor dia fica estragado. Isso tudo  envolvido numa desconfortável sensação  de rejeição.

Ah! Mas são dois opostos!

Verdade, são opostos na emoção, mas o processo de despertar o sentimento é o mesmo.

A PNL mostra que  havendo um distanciamento emocional, toda situação por si só é neutra. Existe uma técnica de PNL para conseguir esse distanciamento emocional, chama-se Dissociação
Dissociar é o ato de se afastar fisicamente, e com isso obter o distanciamento emocional. Na Dissociação a pessoa vê, ouve e sente a situação de um ponto externo,  como observador.

Desta forma, o indivíduo consegue se observar interagindo com a pessoa que odeia e pode perceber as permissões que deu para que a situação se desenvolvesse como aconteceu. Poderá ainda, perceber quantas oportunidades de mudar a situação deixou passar. Nesse momento, ao perceber sua participação ativa na situação, a pessoa passa a entender que não é somente o outro o responsável pelo que aconteceu. 

Muitas pessoas não se sentem capazes de perdoar porque não conseguem se dissociar, o que as impede de racionalizar os fatos.

Quando uma pessoa entende que ela é responsável pelo resultado das suas atitudes, mesmo que isso gere emoções negativas, passa a agir com mais prudência. Muitas situações difíceis acontecem porque as pessoas não prestam atenção aos detalhes, ao entorno, à realidade e quando situações ruins surgem, passam a procurar culpados.

É importante lembrar que o Mapa de Mundo de cada pessoa é diferente, tal como uma impressão digital, sua programação neurolínguística é única, e ela só pode se comunicar com o mundo da forma que aprendeu, até que aprenda a melhorar isso. Então, sair pela vida esperando que todo mundo aja de acordo com suas expectativas é utopia.

Mais impotante ainda é reconhecer que perdoar não é dar algo ao outro, dar uma oportunidade, dar o perdão, dar aceitação. Perdoar não é compactuar com o que o outro fez, perdoar é libertar-se de sentimentos negativos e opressores originados pelo ocorrido. Perdoar é dar a si memo uma nova oportunidade de fazer diferente e ter uma vida melhor. É importante lembrar que algo que aconteceu não pode ser mudado, pode-se apenas mudar como se reaje à lembrança do ocorrido.

Perdoar é reconhecer que todos somos imperfeitos e nem por isso somos menos que qualquer outro. Perdoar é dar-se valor, reconhecer suas capacidades e agir para que elas melhorem ainda mais. 

O perdão é o ato de escolher ser feliz ao invés de ter razão.

Simples assim.



quarta-feira, 30 de abril de 2014

A PNL adverte: A fila anda!



Quando uma pessoa sofre uma decepção, uma traição ou uma perda, ela fica "sem chão". O mundo desmorona, tudo fica triste, a vontade de sorrir vai embora, tudo perde a graça: bate o desânimo e a autoestima é reduzida a zero. No começo, amigos, parentes, colegas procuram ajudar, animar, dar uma "força", aconselhar,  todos querem que a pessoa melhore o mais rápido possível.

Surge a cultura do "deixa disso", "bola pra frente", "dor de amor se cura com um novo amor", "você é mais forte que isso", "o tempo é o melhor remédio". Tudo muito válido, mas na realidade saber disso não garante a cura, tampouco diminui a dor.

A pessoa que está sofrendo parece um boneco de molas nesse processo, vai pro lado que a empurram, e tenta, tenta muito, tenta de tudo para melhorar. Lógico que fracassa com dignidade.

A verdade é que a pessoa não consegue elaborar sequer uma simples estratégia mental para resolver a situação. Não consegue imprimir a própria vontade em suas atitudes. Então, liga "modo sobrevivência" e vai enchendo a vida de dias.

A PNL mostra que enquanto a pessoa está ASSOCIADA à dor, ela não consegue ver solução. Quanto mais tempo estiver associada ao problema, mais espaço ele toma na sua vida. A ferramenta utilizada para iniciar o processo de cura chama-se DISSOCIAÇÃO.

Dissociar é afastar-se da situação a ser resolvida, o suficente para conseguir enxergar a situação; poder entender qual foi a escolha que a pessoa fez que a levou a esse resultado indesejado. Sim, porque tudo o que  acontece a uma pessoa, precisa da sua permissão. TUDO.

Meus alunos ficam muto zangados quando escutam esse Presssuposto da PNL pela primeira vez. Muitos me perguntam: _ Então eu é que sou o responsável pelas desgraças que aconteceram na minha vida?  A resposta é: SIM! Ao escolher seu modo de viver a pessoa automaticamente aceita suas consequências. O importante é lembrar que nem sempre as escolhas são feitas de forma consciente e também não se pode controlar todas as consequências dessas escolhas.

A verdade é que se pode escolher como interpretar os fatos da vida. A forma como interpretamos os acontecimentos depende diretamente de nossos Mapas de Mundo, ou seja, a forma como uma pessoa aprende a perceber a vida. Usando as técnicas e ferramentas da PNL qualquer pessoa poderá mudar a forma como reage aos acontecimentos, mudando  o seu comportamento de forma definitiva.

Então, usando a Dissociação a pessoa pode analisar, isenta da sensação dolorosa, a situação que deseja mudar.

Vamos usar um exemplo muito comum atualmente: o término de um relacionamento afetivo.

A pessoa sente como se tivesse um ferimento físico, a dor é intensa e paralisante.

Quando usa a técnica de se imaginar nessa situação, como se fosse um filme numa tela de tv ou cinema, ela se dissocia da dor e consegue "ver" o que está acontecendo, como e quando começou e principalmente porque terminou. 
Isso não quer dizer que a pessoa passará imediatamente a dar pulos de alegria, a situação será sempre algo  NÃO OK, porém a sensação paralisante e a dor física serão diminuídas a níveis suportáveis e que permitam articulações mentais.
Com o raciocínio lógico restabelecido é importante que a pessoa passe pelo processo de sentir a dor, entender, aceitar, superar. Essas fases devem ser obedecidas e aceitas. Cada fase tem seu tempo e modo de acontecer.  O que ficará da situação será o aprendizado. 

Assim a pessoa poderá seguir em frente, virar a página e estará livre para fazer novas escolhas, mais assertivas e ser feliz.

Esse é apenas o exemplo de uma das técnicas que a PNL usa para amenizar a dor e agir na causa desta dor, para que ela não volte mais. 

Então, a fila anda!!!