Vamos conversar sobre valor?
Vamos falar do PODER do valor.
A representação de valor mais usada no mundo é o dinheiro. Pode ser físico, virtual, simbólico; pode ser muito, pode ser pouco, e nesses casos pode ser suficiente ou não.
Mas vou falar em grandes somas, aquelas que sequer podemos imaginar fisicamente, a não ser que sejamos como o Tio Patinhas e adoremos ver uma caixa forte cheia de moedas reluzentes!
As empresas hoje em dia têm dois grandes valores, o valor real, o quanto seus ativos e passivos representam financeiramente; e o valor íntangível, que não se pode tocar; mas é capaz de destruir uma empresa quando mal empregado.
Desde o advento da Televisão, as empresas se preocupam em mostrar o quanto são poderosas com estratégias de Marketing fantásticas. No início o custo de uma propaganda na TV era enorme porque tudo ainda era muito difícil para ser feito. Hoje o custo de um segundo de propaganda na TV continua enorme, porque a capacidade de atingir as grandes massas consumidoras é espantosamente alta.
Então, os profissionais de Marketing viraram os heróis; uma campanha publicitária que é bem aceita, que "emplaca" e agrada o público, se reverte rapidamente em lucro e aumenta astronomicamente o valor de uma empresa. O valor da sua MARCA.
Até hoje as pessoas pedem alguns produtos não pelo nome do produto, mas pela marca mais famosa, uma das primeiras marcas que existiram daquele produto.
O designer Walter Landor disse: "Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente."
Eu vou um pouco mais além: Os produtos impactam no corpo e no ego. As marcas impactam na memória e na alma.
Eu vou um pouco mais além: Os produtos impactam no corpo e no ego. As marcas impactam na memória e na alma.
Mas hoje não é tão fácil assim lançar uma marca e fazê-la ficar na memória das pessoas, como se fosse um símbolo do produto que ela representa. Isso porque a concorrência está cada vez mais acirrada, para não dizer cruel.
Enquanto as empresas se "angalfinham" em estratégias de Marketing tratadas como "segredo de Estado", uma das ferramentas de construção e manutenção da Marca, é relegada a segundo plano, ou mesmo dispensada.
Não há tecnologia capaz de substituir o poder de uma pessoa determinada a fazer acontecer.
O comportamento humano é tão fantástico que uma só pessoa é capaz de mudar a opinião de MILHÕES de outras pessoas. Se utilizar a internet fará isso com muito mais velocidade.
E tem empresas que continuam investindo em Marketing e errando catastroficamente no ENDOMARKETING. O marketing interno, entre seus colaboradores, entre a sua força de vendas.
Minha mãe diria que essas empresas podem ser definidas assim: "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento."
O triste disso tudo é que não é preciso uma reunião de cúpula e muito tempo para deliberações do alto escalão, para fazer uma Marca sofrer um revés em sua imagem. Basta apenas um CEO relapso, a formação de grupinhos, a tendência a priorizar os "amigos", um Ego machucado; e uma empresa que vinha numa caminhada firme, começa a ruir pelas beiradas...
Por isso que só o Marketing excelente, a comunicação com o cliente excelente, o respeito ao cliente garantindo-lhe 100% de satisfação, NÃO BASTA. Se essa empresa não respeitar sua força de vendas, não perceber seus elementos formadores de opinião, não tratar a TODOS com imparcialidade, a casa cai!
O comportamento humano é tão fantástico que uma só pessoa é capaz de mudar a opinião de MILHÕES de outras pessoas. Se utilizar a internet fará isso com muito mais velocidade.
E tem empresas que continuam investindo em Marketing e errando catastroficamente no ENDOMARKETING. O marketing interno, entre seus colaboradores, entre a sua força de vendas.
Minha mãe diria que essas empresas podem ser definidas assim: "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento."
O triste disso tudo é que não é preciso uma reunião de cúpula e muito tempo para deliberações do alto escalão, para fazer uma Marca sofrer um revés em sua imagem. Basta apenas um CEO relapso, a formação de grupinhos, a tendência a priorizar os "amigos", um Ego machucado; e uma empresa que vinha numa caminhada firme, começa a ruir pelas beiradas...
Por isso que só o Marketing excelente, a comunicação com o cliente excelente, o respeito ao cliente garantindo-lhe 100% de satisfação, NÃO BASTA. Se essa empresa não respeitar sua força de vendas, não perceber seus elementos formadores de opinião, não tratar a TODOS com imparcialidade, a casa cai!
A PNL mostra que o que é simples é certo e o que é certo é simples!
E simples é começar usar os preceitos da Missão, Visão e Valores da empresa de dentro para fora! Senão, tudo não passará de demagogia.
A PNL ensina que respeitar o outro como a si mesmo é o único caminho de uma comunicação eficaz e duradoura, o único caminho para validar estratégias de sustentabilidade. Comunicar com excelência carece de respeito! Entenda-se Comunicação como a parte que é demonstrada nas atitudes de uma empresa, mesmo que não apareça na sua Estratégia de Marketing.
O mais trágico é que essa mudança, essa queda no conceito das pessoas vai acontecendo em efeito cascata...inevitável! Isso acaba com o PODER de uma Marca.
Engana-se quem pensa que detém o poder de gerar lucro indefinidamente, sem respeitar os meios de chegar e manter esse poder.
Simples assim!
E simples é começar usar os preceitos da Missão, Visão e Valores da empresa de dentro para fora! Senão, tudo não passará de demagogia.
A PNL ensina que respeitar o outro como a si mesmo é o único caminho de uma comunicação eficaz e duradoura, o único caminho para validar estratégias de sustentabilidade. Comunicar com excelência carece de respeito! Entenda-se Comunicação como a parte que é demonstrada nas atitudes de uma empresa, mesmo que não apareça na sua Estratégia de Marketing.
O mais trágico é que essa mudança, essa queda no conceito das pessoas vai acontecendo em efeito cascata...inevitável! Isso acaba com o PODER de uma Marca.
Engana-se quem pensa que detém o poder de gerar lucro indefinidamente, sem respeitar os meios de chegar e manter esse poder.
Simples assim!

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