segunda-feira, 28 de abril de 2014

A PNL e o Marketing


Vamos conversar sobre valor?

Vamos falar do PODER do valor.

A representação de valor mais usada no mundo é o dinheiro. Pode ser físico, virtual, simbólico; pode ser muito, pode ser pouco, e nesses casos pode ser suficiente ou não.

Mas vou falar em grandes somas, aquelas que sequer podemos imaginar fisicamente, a não ser que sejamos como o Tio Patinhas e adoremos ver uma caixa forte cheia de moedas reluzentes!

As empresas hoje em dia têm dois grandes valores, o valor real, o quanto seus ativos e passivos representam financeiramente; e o valor íntangível, que não se pode tocar; mas é capaz de destruir uma empresa quando mal empregado.

Desde o advento da Televisão, as empresas se preocupam em mostrar o quanto são poderosas com estratégias de Marketing fantásticas. No início o custo de uma propaganda na TV era enorme porque tudo ainda era muito difícil para ser feito. Hoje o custo de um segundo de propaganda na TV continua enorme, porque a capacidade de atingir as grandes massas consumidoras é espantosamente alta.

Então, os profissionais de Marketing viraram os heróis; uma campanha publicitária que é bem aceita, que "emplaca" e agrada o público, se reverte rapidamente em lucro e aumenta astronomicamente o valor de uma empresa. O valor da sua MARCA.

Até hoje as pessoas pedem alguns produtos não pelo nome do produto, mas pela marca mais famosa, uma das primeiras marcas que existiram daquele produto. 

O designer Walter Landor  disse: "Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente."

Eu vou um pouco mais além: Os produtos impactam no corpo e no ego. As marcas impactam na memória e na alma.

Mas hoje não é tão fácil assim lançar uma marca e fazê-la ficar na memória das pessoas, como se fosse um símbolo do produto que ela representa. Isso porque a concorrência está cada vez mais acirrada, para não dizer cruel.

Enquanto as empresas se "angalfinham" em estratégias de Marketing tratadas como "segredo de Estado", uma das ferramentas de construção e manutenção da Marca, é relegada a segundo plano, ou mesmo dispensada.

Não há tecnologia capaz de substituir o poder de uma pessoa determinada a fazer acontecer.

O comportamento humano é tão fantástico que uma só pessoa é capaz de mudar a opinião de MILHÕES de outras pessoas. Se utilizar a internet fará isso com muito mais velocidade.

E tem empresas que continuam investindo em Marketing e errando catastroficamente no ENDOMARKETING.  O marketing interno, entre seus colaboradores, entre a sua força de vendas.

Minha mãe diria que essas empresas podem ser definidas assim: "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento."

O triste disso tudo é que não é  preciso uma reunião de cúpula e muito tempo para deliberações do alto escalão, para fazer uma Marca sofrer um revés em sua imagem. Basta apenas um CEO  relapso, a formação de grupinhos, a tendência a priorizar os "amigos", um Ego machucado; e uma empresa que vinha numa caminhada firme, começa a ruir pelas beiradas...

Por isso que só o Marketing excelente, a comunicação com o cliente excelente, o respeito ao cliente garantindo-lhe 100% de satisfação, NÃO BASTA. Se essa empresa não respeitar sua força de vendas, não perceber seus elementos formadores de opinião, não tratar a TODOS com imparcialidade, a casa cai!

A PNL mostra que o que é simples é certo e o que é certo é simples!

E simples é começar usar os preceitos da Missão, Visão e Valores da empresa de dentro para fora! Senão, tudo não passará de demagogia.

A PNL ensina que respeitar o outro como a si mesmo é o único caminho de uma comunicação eficaz e duradoura, o único caminho para validar estratégias de sustentabilidade. Comunicar com excelência carece de respeito! Entenda-se Comunicação como a parte que é demonstrada nas atitudes de uma empresa, mesmo que não apareça na sua Estratégia de Marketing.

O mais trágico é que essa mudança, essa queda no conceito das pessoas vai acontecendo em efeito cascata...inevitável! Isso acaba com o PODER de uma Marca.

Engana-se quem pensa que detém o poder de gerar lucro indefinidamente, sem respeitar os meios de chegar e manter esse poder.

Simples assim!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!