Vamos conversar um pouco sobre um Nível Neurológico que conseguimos ver: O COMPORTAMENTO e sua relação com a TECNOLOGIA.
Percebemos o comportamento das pessoas, e essa percepção nos remete a julgamentos, apesar de termos muito pouco em que nos basear para isso. O Comportamento é apenas reflexo da Identidade, das Crenças e Valores e das Capacidades que pessoa possui e ainda é condicionado, na maior parte do tempo, ao Ambiente.
Veja quantos fatores influenciam nosso comportamento:
Em cada uma dessas influências, estão presentes várias das seguintes emoções:
A emoção que "aparece" é a que está na ponta externa da pétala, a emoção geradora está no centro, na ponta interna da pétala.
Agora que já demonstramos como o comportamento acontece, do que ele depende e quais as emoções que podem influenciá-lo, vamos entender um pouco melhor o que está acontecendo atualmente.
A imagem a seguir é conhecida por todos nós:
Quem ainda não viu essa cena?!!!!!!!!!!!
Este COMPORTAMENTO está cada vez mais comum. Não digo que é normal, ou educado, ou sociável, apenas comum.
Por que???
O que faz as pessoas se ligarem a um aparelho e não às outras pessoas, mesmo que pensem que, por estarem trocando mensagens com outras pessoas, estão interagindo de maneira humana?
Primeiro lembraremos dos fatores que influenciam o COMPORTAMENTO, vamos analisar sob a ótica de apenas dois: AUTOESTIMA e APRENDIZADO.
Todas as pessoas querem fundamentalmente pertencer a um grupo, serem aceitas por esse grupo; daí, quando estão em interações sociais, querem demonstrar isso, que pertencem, que possuem vínculos. É o ego falando, em detrimento da sociabilidade e do respeito para com as outras pessoas. É uma "tentativa" de fortalecer a autoestima, ou seja, eu posso estar me sentindo só, mas uso meu aparelho de celular ou equivalente, para me conectar com algo ou alguém, daí já não me sinto só. O medo da solidão está se tornando o mal deste século!
O APRENDIZADO atua na capacidade humana de reproduzir o que ele aprende. Se é comum ver pessoas usando aparelhos para se comunicarem, então a pessoa aprende a fazer isso também.
Depois, devemos lembrar que as emoções, cada uma delas, também são influenciadas por uma série de fatores, muitos originados na programação que a pessoa recebeu, dos 0 aos 7 anos de idade.
A TECNOLOGIA não é a vilã, apenas possibilita a interação rápida, num mundo que quer tudo a jato!!! Comida rápida, cursos rápidos, relacionamentos rápidos, necessidades sendo atendidas em tempo real!
O uso que as pessoas fazem dessas facilidades é que torna isso um problema, pois ao invés de interação, promove a alienação. Sentimentos não são transmitidos através de linguagem binária. Emoções não podem ser medidas em Bytes. Uma tela de LED não mostra alterações sutis de comportamento (respiração, temperatura da pele, tom da pele).
O risco é perdermos a noção das sutilezas das relações interpessoais reais.
A PNL ensina como reprogramar comportamentos prejudiciais e melhorar aqueles que nos fazem bem.
Eu prefiro usar a tecnologia para facilitar minha vida, realizando as tarefas em tempo reduzido para aproveitar mais a companhia das pessoas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!