A Programação Neurolinguística ensina como realizar mudanças para melhor, rápidas, definitivas e poderosas.
Então por que as pessoas não querem aprender a realizar essas mudanças?
O ser humano tem uma capacidade muito grande para reagir à mudança, impedindo-a de acontecer.
Essa capacidade, apesar de muitas vezes ser nociva, é uma espécie de proteção, uma forma de garantir que a pessoa não se aventure em terrenos desconhecidos. O medo do desconhecido é inerente à nossa formação. Lembra das canções de ninar? Lembra das lendas e contos infantis? Apesar do sobrenatural ser algo que apavora a maioria das pessoas, é só ligar a televisão e vemos muitas estórias fazendo sucesso, quanto mais sobrenatural e aterrorizante, mais audiência tem. Hoje em dia podemos dizer que o medo gera lucro.
Em toda a história da humanidade, o medo foi o determinante para dar poder, riqueza e subjugar o indivíduo. Alguns medos são aflorados e aparentes, outros tão enraizados em nosso subconsciente que nem se consegue percebê-lo em uma primeira análise, mas todos subjugantes, paralisantes e frustrantes.
O medo que faz as pessoas temerem por sua segurança, tem impedido que mudem para melhor e façam o sucesso que merecem.
Pois aprendi, em PNL, que para conseguir mudar com consistência, de forma definitiva e geradora de oportunidades, é preciso entender o medo, colocá-lo sob holofotes, ver todas as suas facetas, examiná-lo minuciosamente, como em um microscópio. Ao estudá-lo, entender como ele funciona, o medo deixa de ser algo novo, e passamos a aprender a controlá-lo.
Hoje vou apresentar sete (7) mecanismos básicos que ajudam a perder o medo de mudar e podem garantir o seu sucesso:
1. PAIXÃO: é o que dá estímulo para buscar algo melhor e permite que as pessoas liberem seu verdadeiro potencial. É a paixão que faz as pessoas se permitirem ir além da mesmice, dar quantos passos forem necessários para alcançar os objetivos, faz com que se tornem iluminadas quando falam de seus projetos. É a paixão que transforma o medo em aliado, que o leva pela mão enquanto trilha o caminho do novo, do melhor, da excelência. É a paixão que nos faz ir deitar tarde e acordar cedo, começar o dia com sorriso nos lábios, fazer muito e ir dormir com um gosto de "quero mais" para o dia seguinte. É a paixão que nos faz querer ser melhores, nos faz buscar a excelência em qualidade, em quantidade, em intensidade. Não se chega ao sucesso sem paixão. É a paixão que faz um atleta olímpico treinar e treinar, e quando termina uma série de treinamento, mesmo exausto, recomeça, sempre procurando melhorar um pouco mais. A paixão nos leva às fronteiras de limites que sequer imaginávamos que possuíamos. É paixão que desejamos em nossos relacionamentos, para nos sentirmos especiais, únicos e capazes de enfrentar o mundo. Paixão é o combustível que alimenta as nossas transformações e nos faz atingir o sucesso.
2. CRENÇA: aquilo que acreditamos, fazemos acontecer. Por isso a mudança é difícil, pois é mais fácil acreditar que não podemos, isso nos mantém inertes!!! Quando acreditamos em nossa capacidade de fazer algo, é porque decidimos que isso será feito. As religiões, sem exceção, pregam sobre o poder da fé, do poder de acreditar em algo. Dizem que "A fé remove montanhas". Essa metáfora demonstra o quanto acreditar está diretemente ligado ao fazer acontecer.
Paixão e crença juntas proporcionam o estímulo que necessitamos para atingir a excelência, desde que tenhamos uma rota certa, que é nosso terceiro mecanismo: a estratégia.
3. ESTRATÉGIA: é um meio de organizar recursos. A falta de estratégia é o ponto onde muitas "tentativas" de fazer sucesso são abandonadas. A estratégia é a maneira como os recursos serão utilizados, alocados e trabalhados para se atingir um objetivo. Ela requer entendimento e preparo. Não se consegue estabelecer e usar uma estratégia sem entender o que ela faz e estar preparado para quando atingir o objetivo.
4. VALORES DEFINIDOS: valores são os julgamentos éticos, morais e práticos que fazemos sobre o que é realmente importante para nós. Os valores são sistemas específicos de de crenças que temos sobre o que é certo e errado para nossas vidas; são julgamentos que fazemos sobre o que torna a vida digna de ser vivida. Por isso, qualquer falha na formulação de nossos valores, se tranformará numa falha em nossa vida! As pessoas podem ter visões diferentes da vida, mas algumas, principalmente as que fazem sucesso, têm valores sólidos e muito bem definidos; sabem quem são e o que querem da vida. Uma estratégia falha quando não combina com os valores de uma pessoa. Por isso, simplesmente copiar o sucesso dos outros não é receita garantida de sucesso pessoal. Mesmo que a pessoa tenha uma estratégia fantástica, se os seus valores estão em desacordo com essa estratégia, ela sabotará o próprio sucesso. Você já viu casos de pessoas que após atingirem o sucesso, destroem a própria vida?
5. ENERGIA: é uma força que nos obriga ao movimento, nos impulsiona em direção a nossos objetivos, que nos move pela vida com alegria, entusiasmo, determinação, resiliência, vitalidade e dinamismo. A energia não permite que as pessoas se acomodem, ela cobra atitudes, ações, avaliação de resultados, modelagem de excelência, busca constante pelo melhor, pela excelência. O grande sucesso é inseparável da energia física, intelectual e espiritual.
6. PODER DE UNIÃO: a capacidade de ligar-se a outras pessoas, de formar laços duradouros e afatuosos com os outros. Sem outras pessoas o sucesso é vazio, a excelência é inócua. A capacidade de juntar-se com outras pessoas, de diferentes crenças e procedências, nos faz maiores, melhores, pois estaremos sempre aprendendo, evoluindo, vivendo e buscando mais, o que produz entusiasmo, que produz atitudes assertivas, que produzem objetivos de sucesso. Simples assim!
7. DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO: a maneira como nos comunicamos conosco e com os outros, é que, no final, determina a qualidade de nossas vidas!
As pessoas que se realizam na vida, que são felizes e bem sucedidas, são aquelas que aprenderam a aceitar qualquer desafio que a vida lhes apresenta e a comunicar a experiência para si mesmas de uma forma que as faça mudarem as coisas com sucesso.
Domínio da comunicação é o que faz um grande pai, uma grande mãe, um grande artista, um grande profissional, um grande líder.
Esses 7 (sete) mecanismos são apresentados por Anthony Robbins, no seu livro PODER SEM LIMITES - O caminho do sucesso pessoal pela Programação Neurolinguística. Anthony Robbins é um dos maiores responsáveis pela popularizaçâo da PNL nos Estados Unidos e no mundo.
Então, podemos perceber que o sucesso não é um acidente, ele precisa de mecanismo conscientes de mudança e de empenho para que aconteça.
No curso de PNL você aprender como dominar e usar esses mecanismo para uma mudança em tudo o que ainda não está adequado à sua vida.
Mesmo que você esteja longe de nós, saiba que pode, através do exercício desses mecanismos realizar qualquer mudança que deseja. Entre em contato e nos envie sua opinião, pergunta ou crítica.
" É a mente que faz a bondade e a maldae, que faz a tristeza ou a felicidade, a riqueza e a pobreza." (Edmund Spencer)
Simples Assim!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!