sábado, 19 de abril de 2014

Da depressão à Liderança.




Acompanho o mundo profissional há tempo, e o que mais vejo é a sede de ser Líder.

As pessoas confundem muito Liderar com Chefiar. Ser chefe á status, ser líder é responsabilidade, amor pelo que faz, comprometimento, criatividade, dar o exemplo, ser ético. Então, tanto faz o cargo que você ocupa, você pode ser um líder. O que destaca um líder de outro funcionário, não é o poder que ele detém, mas a confiança que ele inspira, por sua postura, seu trabalho, suas ações.

Eu fico pensando, e se todo mundo quiser ser chefe? Quem vai fazer as outras tarefas?

Se uma empresa, vamos imaginar uma grande empresa, um banco por exemplo, tiver um líder fantástico, "ultramegablaster" competente, mas não tiver mais nenhum outro funcionário, esse banco não vai funcionar! As pessoas precisam ser atendidas, os contratos precisam ser feitos, o dinheiro precisa ser controlado, as informações precisam ser fornecidas. Em cada uma dessas atividades haverá os cumpridores de tarefas e os líderes. 

O verdadeiro líder não se importa com a tarefa que tem que fazer, faz da melhor maneira; também não se importa em dividir o conhecimento, as estratégias de sucesso que usa. 

Imagine se numa batalha, o líder não dividir as informações sobre a estratégia que será utilizada para vencer...como é que o objetivo será alcançado?!!

Vejo isso em empresas, pessoas "escondendo o jogo", sabotando estratégias de outros colegas, negando informações, fazendo de conta que o problema não é seu, imputando a outros departamentos a responsabilidade; tudo isso com a ideia de se destacar através dos fracassos alheios. Esta pessoa não entende que não foi ela que teve sucesso, foram os outros que fracassaram, e pior, isso pode por toda a empresa em risco, até mesmo o emprego do "esperto".

A Liderança é uma capacidade que TODAS as pessoas possuem. Apenas, devido a essa ideia errada de que para ser líder é preciso ser chefe, mandar,  a maioria nem desenvolve sua capacidade de liderança.

Pessoas que fazem bem feito seus trabalhos, que atuam com alegria, que reconhecem cada conquista e celebram, que são geneross e abundantes; essas pessoas estão desenvolvendo e usando a liderança. Usam-na para suas próprias vidas, aprendem a melhorar aquilo que não as faz sentir confortáveis, buscam conhecimentos, adaptam bons resultados a suas estratégias pessoais e se tornam ainda mais poderosas e bem sucedidas.

Da depressão à Liderança

Algumas pessoas me dizem que não são capazes de fazer determinada tarefa; que não são capazes de falar em público; que não são capazes de serem líderes; que não conseguem inspirar outras pessoas. No momento em que me falam isso, é a pura verdade, pois elas realmente acreditam que não são capazes; e quando uma pessoa acredita em algo, aquilo se torna real para ela.

Eu uso o exemplo a seguir para ilustrar essa transição deliciosa.

Eu não sei falar em público: Quando a pessoa me diz isso eu sei que ela possui uma Crença Limitante sobre sua capacidade de conseguir falar em público sem "surtar". Se essa pessoa não fizer nada a respeito, jamais falará em público, e cada vez mais vai confirmar sua Crença Limitante e dar-lhe razão, e será infeliz por isso.

Uma moça me falou que não conseguia falar em público, que sentia um grande desconforto, ela sentia "frio na barriga" e suor nas mãos. Era um medo tão grande, que ela ficava paralizada e não conseguia abrir a boca, sequer  conseguia dizer uma palavra. Ela até "tentava", mas começava a gaguejar e "dava um branco" fazendo com que ela não lembrasse de nada do que pretendia falar. Isso a  deixava muito triste, já havia perdido alguns bons empregos por não conseguir participar de Dinâmicas de Grupo. A depressão aumentava e o seu círculo de amigos dimunuía assim como, suas interações sociais. Quando me procurou já estava na fase de tomar remédio para depressão e ansiedade.
Geralmente eu pergunto sobre o que a pessoa faz no seu trabalho, quais são seus hobbies. E SEMPRE me surpreendo com as respostas. 
E no caso dessa moça não foi diferente, pois seus hobbies eram: ler, cuidar do jardim e saltar de paraquedas.
Gente, saltar de paraquedas?!!
E para fazer isso ela não sentia "frio na barriga"?!!!
Ela me falou que sentia, mas a liberdade que ela sentia depois que saltava compensava tudo!

Então usando a Capacidade de superar o medo para saltar de paraquedas, fizemos uma relação com o medo de falar em público. Avisei a ela que essa atividade, apesar do medo parecer maior, tinha consequências mais seguras, caso algo desse errado. Aos poucos fui incentivando-a para que rompesse a barreira do medo; começamos com um lindo texto, que ela leu para sua mãe, irmã e cunhada. Ao terminar de ler ela estava suada, e o papel amarrotado no canto em que ela o segurou.
Mas as ouvintes adoraram o texto, e falaram sobre isso; ela respondeu também com sua opinião. Exercício fácil, pois família nem pode ser considerada público. Então fomos para uma escola de ensino médio, e pedi a ela que ao invés de ler, ela contasse texto, como ela tinha entendido. Ao terminar de narrar o texto ela foi aplaudida pelo alunos!!! Muitas perguntas surgiram e ela sorrindo começou a respondê-las.
Quando saímos da escola ela me falou que sentiu muito medo, muito "frio na barriga", mas que os aplausos foram como a liberdade que ela sente ao voar de paraquedas.
A partir daí, a moça deprimida desabrochou, hoje já foi promovida numa empresa em que tem uma equipe de colaboradores com mais de 150 pessoas. Ela fala em público todas as manhãs, preparando as pessoas para o dia de trabalho, e sente-se muito feliz fazendo isso.
Hoje ela tem a Crença Ilimitada de que falar em público é maravilhoso, que podemos levar conhecimento, entusiasmo, carinho, compreensão, ajuda, e que isso faz toda a diferença na vida das pessoas.

Assim, ao descobrir uma capacidade que você tem, seja ela qual for, você pode usar a Crença Ilimitada de que você pode fazer isso, para auxiliar num processo em que ainda haja uma Crença Limitante e que traz desconforto e infelicidade.

Em breve vamos falar das Crenças Limitantes que sustentam situações difíceis, baseadas em NÃO CONSIGO. 

Mande uma dificuldade para que possamos trabalhar juntos.

Acreditar faz parte da mágica que transforma intenção em ação.

Simples Assim!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, seu comentário, sua dúvida. Vamos aprender juntos!!!