Olá!
Hoje vamos falar especificamente sobre a formação de PNL e Coaching.
Em Março/2016 iniciaremos a turma de Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) que terá ênfase em Self Coaching. As pessoas estão me perguntando por que, e o que é o Self Coaching.
A "moda" agora é ser Coach, todo mundo está fazendo cursos rápidos que garantem ao participante o certificado de Coach, alguns cursos oferecem certificação internacional.
Quem estuda PNL (Programação Neurolinguística) sabe que existe uma forma gradativa de absorver as técnicas; é necessário praticá-las para conseguir usar da maneira correta e obter os resultados rápidos que elas proporcionam. A formação em PNL tem 3 (três) etapas: Practitioner, Master Practitioner e Trainer.
No Practitioner o aluno tem contato com as técnicas e ferramentas da PNL, costumo dizer que cada aluno recebe uma caixa de ferramentas de PNL, completa. Durante o curso aprenderá como elas funcionam, como usá-las e qual o resultado obtido. Esta primeira etapa é destinada ao desenvolvimento do aluno, ele não está preparado para usar qualquer técnica ou ferramenta em outra pessoa. Essa é uma fase de Self Coaching, pois o aluno deve usar todas as ferramentas em si mesmo, testá-las e sentir como funcionam.
No Master Practitioner o aluno tem contato com as técnicas e ferramentas da PNL novamente, porém, de forma especial, agrupadas em processos utilizados para atender pessoas. Começa a se preparar para usar a PNL em soluções de problemas de outras pessoas. Nesta fase deve ser orientado, acompanhado e avaliado pelo Professor (que deve ser Trainer em PNL); há uma fase, que acontece ao final do Master Practitioner, chamada Residência; o aluno terá que cumprir uma determinada carga horária em atendimento, usando formulários especiais para as sessões e sendo ouvido e avaliado ao final de cada atendimento. Enquanto estiver atendendo, o Professor deve estar disponível para intervir se for necessário. Nessa etapa começa a preparação para o Coaching.
No Trainer o aluno se prepara para ensinar PNL; passa por processos de fonoaudiologia, Análise Transacional e Técnicas de Apresentação (TV, Palestras, Cursos, etc). Nessa fase se aprofundam as técnicas de Comunicação. Um Trainer em PNL pode atuar em qualquer área, não precisa necessariamene ser um professor, mas com certeza será um LÍDER! O Trainer domina técnicas de negociação, comunicação assertiva, interações de estímulo, relações interpessoais, visão holística das situações e facilidade para manter o foco; é também a conclusão da graduação para ser Coach.
Cada etapa precisa de tempo adequado para acontecer, ser testada e receber avaliação.
Por isso acredito que a qualidade, o tempo certo e a responsabilidade de quem apresenta, são fatores essenciais para a formaçao adequada em PNL e Coaching.
Simples assim!

Ansiosa para começar o curso...
ResponderExcluirAlessandra Nickel, sua vaga já está confirmada! Seja bem vinda a um processo fantástico de autoconhecimento e transformação para o sucesso.
Excluir