Na semana passada eu estava em uma reunião com gestores de Recursos Humanos e o assunto principal foi a capacidade de superar expectativas.
Vários gestores falavam de suas estratégias para conseguirem 110% de desempenho das suas equipes.
Quando eu falei que para mim não existe grande mérito nos 110%, quase apanhei!!!
Um dos diretores de uma grande empresa, me olhou como se eu tivesse vindo de Marte e sofrido uma pancada na aterrissagem...rsss
Outros se olharam e trocaram expressões de pouco caso.
Uma senhora me olhou com pena e, como sou nova no grupo, disse o seguinte:
_ 110% é uma metáfora, significa fazer além do que é pedido, ir além do que esperam de você.
Eu entendo isso, e falei a eles, mas o que não entendo é um gestor acreditar realmente que uma pessoa fazer 110% é fantástico!!
Eu acredito que 100% é um valor total, certo? Porcentagem quer dizer, algo em relação ao total ou base de 100. Então, na minha concepção se alguém vinha fazendo 100% estava trabalhando dentro do limite de razoabilidade, dentro do que é aceitável. Isso é o mínimo que se pode esperar de um funcionário.
O fato de alguém fazer 10% a mais, significa que apenas começou a trilhar o caminho da excepcionalidade, da trajetória de pessoas raras ou incomuns. Assim sendo, para mim ela será realmente fantástica quando atingir 200%, ou seja 100% de razoável e mais 100% de fantástico.
Ainda assim, muitos ficaram me olhando com uma cara de "vaca na horta", ou seja, pensando no que ouviram e como isso se encaixava em suas convicções. Pelo menos passaram a me dar atenção.
Para explicar melhor resolvi dar um exemplo:
Razoável é aquela pessoa que me atende na padaria e quando eu peço 6 pães, ela coloca os 6 pães num pacote, pesa, etiqueta e me entrega, perguntando se quero mais alguma coisa.
Essa pessoa me atendeu bem, não posso reclamar do atendimento, posso?
Mas se essa mesma pessoa, ao atender, me cumprimentar com um sorriso, pesar e etiquetar os meus pães, perguntar se eu quero algo mais e se despedir com outro sorriso, então ela está fazendo 10% a mais. Mas isso NÃO é fantástico, é só um atendimento um pouco melhor.
Agora, se quando chega a minha vez de ser atendida a pessoa me chama pelo nome, usando uma saudação alegre*, no tom de voz, no conteúdo da mensagem e na linguagem corporal (já explico isso), atende o o meu pedido, lembra daquilo que eu costumo comprar geralmente, me fala que determinado produto acabou de chegar e está fresquinho ou que determinada torta está "dos deuses", me pergunta se quero algo mais e ao se despedir fala: _ obrigada, até logo, seja feliz! Essa pessoa está nos 200%, fez o trabalho dela e me fez sentir especial. É por isso que com chuva ou sol, com tempo ou atrasada, dou um jeito de comprar meu pão e outros quitutes naquela padaria.
Essa mesma pessoa se não conhece o cliente, pergunta se é a primeira vez no estabelecimento, pergunta se conhece os produtos, se prontifica a ajudá-lo explicando com são feitos, e aí então pergunta o que ele quer e dá seguimento ao atendimento fantástico; no final ainda orienta o cliente onde pagar e como funciona a fila (por exemplo).
Essa mesma pessoa percebe quando clientes costumeiros começam a faltar, e quando eles aparecem demonstra que percebeu isso.
Essa mesma pessoa pergunta ao cliente se o bolo que ele levou no dia anterior estava gostoso. Escuta e anota as críticas (mentalmente) para reportar ao seu gerente...chefe...enfim, a quem interessa saber isso.
Simples assim.
110% é pouco para quem quer ser fantástico!
Nesse momento toda a atenção do grupo estava concentrada em mim, eles ouviam o que eu falava e muitos acenavam positivamente com a cabeça, recebi muitos sorrisos, daqueles que as pessoas abrem e parece que você está descortinando a janela num lindo dia de sol. Eu já não era a estranha, não era de Marte, mas tinha um jeito simples de falar de atitudes fantásticas!!!
Surgiram muitas perguntas, principalmente de como fazer um funcionário atender assim!!!!
Então eu expliquei a saudação alegre*
O tom do voz agradávelé aquele que combina carinho com a mensagem, por exemplo:
_ Bom dia Sr. José, como o senhor está?
O sorriso que acompanha essa saudação é sincero e chega aos olhos, o cliente sente que está recebendo toda a atenção do atendente.
A linguagem corporal é olhar o cliente nos olhos, braços abertos (não precisa ameaçar abraçar o cliente - isso assusta algumas pessoas e é inadequado), tronco levemente inclinado em direção ao cliente, respiração tranquila.
Ao terminar essa explanação surgiram muitas perguntas, mas o principal foi que todos perceberam que detalhes mínimos fazem uma grande diferença em atitudes fantásticas. Muitos perguntaram como fazer isso se tornar realidade no caso deles.
Eu respondi: _ Com PNL!
Agora eu pergunto: _ Como está seu percentual de excepcionalidade em atender seus anseios e realizar seus sonhos?
Isso não se aplica só a uma atendente de padaria, um vendedor, um funcionário da sua empresa. Aplica-se a todas as pessoas em TODAS as áreas da vida.
Tenho certeza que se as pessoas se concentrassem em serem fantásticas consigo mesmas, o mundo seria muito melhor!
Simples assim!

Realmente o tipo de atendimento que temos faz muito a diferença, e nesse atendimento especial que recebemos, no meu ponto de vista, vejo que esta pessoa tem tudo para se dar bem em sua carreira profissional, porque a função que ela desempenha esta sendo feita não só como uma obrigação e sim como um modo de dizer as outras pessoas o quanto ela gosta do que faz e isso irradia o dia de qualquer pessoa. em toda a minha trajetória profissional nunca deixei de atender uma pessoa sem um sorriso no rosto e ate mesmo quando sei que vou vê-la por uma única vez em minha empresa, não perco a oportunidade de perguntar seu nome e ao me despedir aperto sua mão e digo o seu nome, na feição desta pessoa você já ve o quanto ela se sentiu importante naquele momento. posso citar também o simples fato de se dar um bom dia, boa tarde e uma boa noite a uma pessoa estranha na rua, isso já o suficiente para aquela pessoa sentir-se bem e como dizem "ganhar o dia". Nunca sabemos quando um "simples bom dia, boa tarde ou boa noite" pode salvar um ego ferido.
ResponderExcluirExatamente Ana Grasiele. Como profissional de Qualidade você melhor do que ninguém para entender isso!!! E na vida pessoal não é diferente. Carinho, atenção, respeito fazem toda diferença.
ExcluirPreciso aprender a ser mais fantástica comigo mesma! Esse texto foi fantástico :) Parabéns!!! Ótimo blog!!! Beijaaao
ResponderExcluirObrigada querida Mariana. Saiba que você pode, a qualquer momento transformar em fantástico tudo aquilo que ainda não é. PNL é isso!!!! Beijão.
ResponderExcluirÉ muito fácil querer dos outros mais que 100%, mas você está fazendo a sua parte????
ResponderExcluirGostaria de citar o que ocorreu comigo outro dia. Gosto de aproveitar as situações para colocar em pratica tudo que minha mestra Clairê me ensinou!
Precisei me consultar e como não tenho plano de saúde fui obrigada a enfrentar uma manhã no SUS. Cheguei bem cedo, antes do posto abrir e a fila já estava enorme! Nesta fila ouvi um comentário sobre o atendimento de lá. Estavam falando principalmente de uma enfermeira, torcendo para que a "Fulana" não estivesse lá hoje, no pré atendimento, pois era a grosseria em pessoa. Pois e não é que era justamente a tal "Fulana" que estava là. Pensei comigo: Vamos ver se ela realmente não atende bem as pessoas ou é o contrário. Quando chegou minha vez (depois de alguma horas e muitas filas) entrei na sala e lhe dei um bom dia com um sorriso sincero. Ela olhou pra mim e respondeu da mesma forma. Como era véspera da páscoa os funcionários receberam logo cedo um pãozinho como símbolo da Páscoa, aproveitei a ocasião e brinquei dizendo que aquele cheirinho de pão estava dando água na boca do pessoal que estava desde cedo na fila. ela sorriu e me ofereceu um pedaço, agradeci, rimos e tive um ótimo atendimento!
Se quer que os seus funcionários deem 200% na sua empresa, comece por você! Dê o exemplo e conseguirá que sua equipe faça isso com muito menos esforço!
Querida Elisandre, você é um exemplo sempre!! Claro que tem que partir de nós a melhora. Quando nos transformamos para melhor, o mundo todo melhora!
ExcluirIsso mesmo, cobrar excelência com um chicote na mão não funciona! Empresário que acha que o funcionário tem que sorrir para o cliente, enquanto nos "bastidores" é maltratado, está dando um tiro no pé!
Pessoas felizes são mais criativas, mais pró-ativas, mais engajadas e mais cuidadosas.
Claro que a sua atitude foi diferente, porque você já é 200% Elisandre, e quando as pessoas recebem uma tratamento carinhoso, elas também são carinhosas.
Simples assim!
Agradeço sua colaboração e fica o convite de participar de todos os posts e sugerir novos!!! Beijos.